sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta Santa começa com procissão da Via Sacra em Aparecida (SP)


Cerca de 5.000 fiéis participaram da celebração que teve início às 5h.
Sexta Santa é o único dia do calendário católico em que não há missas.


Fiéis participam da Via Sacra na cidade de Aparecida (Foto: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo)Fiéis participam da Via Sacra na cidade de Aparecida (Foto: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo)
A Sexta Santa começou com manifestação de fé em Aparecida (SP), que abriga o maior templo católico do país. Antes do sol nascer, às 5h, católicos iniciaram a procissão da Via Sacra, que é marcada pela parada em 14 estações que representam para os fiéis os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário. (veja imagens)
Cerca de 5.000 católicos participaram da procissão de 900 metros de extensão no Morro do Cruzeiro, que tem 87 metros de altura. A penitência terminou por volta das 6h50 – com atraso de 20 minutos em relação à previsão inicial porque a energia acabou no início da procissão e a caminhada foi suspensa até que a luz e o sistema de som fossem retomados.
A previsão do número de fiéis que participaram da procissão é do pároco José Manoel Belo de Oliveira, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, a igreja mais antiga da cidade e responsável em organizar a procissão. Segundo ele, o encontro foi emocionante.
“O que me comove é a participação de toda essa multidão. Ver gente descalça, crianças e idosos. É um momento forte de manifestação da fé que é muito importante para a igreja e para os fiéis”, afirmou ao G1.
Quem participou da celebração disse que vê no ato uma forma de agradecer Jesus. “Eu venho aqui há 9 anos, mas fique dois anos sem vir porque estava com dificuldades para caminhar. Neste ano consegui vir e estou agradecendo a minha saúde”, disse o aposentado Davi Saturnino, de 89 anos, que mora em Aparecida. Ele percorreu o trajeto apoiado em uma bengala.
João Alves, de 57 anos, e Amaro de Melo, de 48 anos, portador de necessidades especiais, sempre vão juntos participar da procissão. Amaro empurrou a cadeira de rodas do amigo durante a procissão. "Independentemente da condição, a gente tem que agradecer a Deus e a Nossa Senhora pela vida, pelas amizades", afirmou Melo.
Veja imagens da procissão da Via Sacra (Foto: Suellen Fernandes/G1)Católicos percorreram o Morro do Cruzeiro, onde estão as 14 estações que simbolizam o calvário de Jesus Cristo, em quase 2 horas. (Foto: Suellen Fernandes/G1)
Programação
Um outra procissão está agendada para as 8h. Às 15h, está prevista uma ação litúrgica 'Celebração da Paixão' no altar central. Às 17h, os fiéis vão participar da Procissão do Enterro. A Sexta Santa é o único dia do calendário litúrgico em que missas não são celebradas.
No sábado (30), as atividades começam às 7h com a Oração das Laudes e, na sequência, às 9h, segue com a Celebração das Dores de Maria, que retrata os momentos que Nossa Senhora se deparou com a dor. A Vigília Pascal tem início às 20h e é a celebração litúrgica que marca a Ressurreição de Cristo.
No domingo (31), domingo mais solene para os cristãos, os católicos celebram a Ressurreição de Cristo - o triunfo da vida sobre a morte e o pecado. Uma missa especial será celebrada no altar central do Santuário, a partir das 8h, presidida pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli. São esperadas mais de 70 mil fíéis na ocasião.
A programação no local se encerra a tarde, às 18h, com uma missa. Veja a programação completa no portal do Santuário Nacional.
Sexta Santa começa com procissão da Via Sacra em Aparecida (SP) (Foto: Suellen Fernandes/G1)Sexta Programação da Sexta-Feira Santa começou cedo com demonstrações de fé na Via Sacra em Aparecida (Foto: Suellen Fernandes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos