sexta-feira, 29 de março de 2013

Eike Batista vende 24,5% da MPX para alemã E.ON


Valor da operação é de 1,415 bilhão de reais. Participação da companhia alemã na empresa de energia sobe para 36,2%

Eike Batista lança CCX na Bovespa
Eike Batista, ao lançar a CCX na Bovespa, no ano passado (Elisa Rodrigues/Futura Press)
A MPX Energia anunciou que seu acionista controlador, Eike Batista, e a alemã E.ON firmaram um acordo de investimento. A E.ON vai adquirir 141.544.637 de ações de Eike, o que representa aproximadamente 24,5% do capital social da MPX. O preço base por ação é de 10 reais, o que totaliza 1,415 bilhão de reais. Com a aquisição, a participação da E.ON no capital da MPX aumentará para 36,2%.
Conforme o fato relevante divulgado nesta quinta-feira, na data de aquisição das ações da MPX, a E.ON e Eike celebrarão um acordo de acionistas, que regulará o exercício dos direitos de voto e restrições às transferências de ações detidas por eles. Após a compra, terá início a captação de recursos, por meio de oferta pública primária registrada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no valor de pelo menos 1,2 bilhão de reais, com garantia firme da totalidade do valor a 10 reais por ação, que deverá ser efetivada no segundo trimestre deste ano.
A companhia explica que o preço por ação no âmbito do aumento de capital será determinado com base em procedimento de coleta de intenções de investimento (bookbuilding), sujeito, entretanto, a um compromisso de subscrição da totalidade do aumento de capital a um preço por ação de 10 reais. O aumento de capital estabelecerá um período de prioridade para que os acionistas da MPX manifestem sua intenção de participar da oferta pública. A E.ON comprometeu-se a subscrever o equivalente a 366.717.350 reais em novas ações emitidas em razão do aumento de capital, pelo preço de 10 reais por ação.
O Banco BTG Pactual foi contratado pela MPX para executar a oferta pública em regime de garantia firme de colocação pelo preço de 10 reais por ação. Conforme o fato relevante, "outros acionistas e investidores financeiros manifestaram intenção de subscrição na oferta pública".
O preço base da aquisição da fatia de 24,5% da MPX pela E.ON de 10 reais por ação poderá ser ajustado para até 11 reais, conforme o valor por ação que vier a ser apurado em dois momentos: na liquidação da oferta pública e no período de 180 dias após a conclusão dessa oferta. Ou seja, o montante pode aumentar para 1,557 bilhão de reais.
Ainda segundo o comunicado, uma vez concluída a oferta pública, será submetida à aprovação dos acionistas a incorporação pela MPX, pelo valor patrimonial, da MPX E.ON Participações, joint venture entre a companhia e a E.ON.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos