quarta-feira, 27 de março de 2013

Maranhão deve ser reconhecido nacionalmente livre da aftosa com vacinação em junho

 

 
O Maranhão deve ser reconhecido em junho deste ano como zona livre de febre aftosa com vacinação. O novo cronograma, que também inclui os estados Piauí, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Pará, foi apresentado nesta terça-feira (26), em Brasília, por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em reunião com secretários de Agricultura, diretores de Agências Agropecuárias e superintendentes federais de Agricultura desses estados.
A reunião, realizada na sede do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet, que discutiu os trâmites finais do processo de reconhecimento da região como zona livre da aftosa com vacinação, foi articulada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.
No encontro, Cláudio Azevedo destacou a importância da nova classificação sanitária para a pecuária nordestina, especialmente para o Maranhão, que conta com um rebanho bovino de mais de 7 milhões de cabeças.
O desempenho do Maranhão nas auditorias realizadas pelo ministério foi destacado por representantes do Mapa e estados. “O Maranhão foi o único estado a concluir ainda em 2012 a sorologia e destacou-se em todas as auditorias realizadas por cumprir com todas as determinações”, elogiou o Coordenador Nacional de Combate a Febre Aftosa, Plinio Leite.
O Diretor Nacional de Defesa Animal do Mapa, Guilherme Marques, apresentou aos representantes dos estados a atual situação do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Ele disse que desde 2011, quando foi firmado pacto com os estados para elevação da classificação sanitária, o ministério investiu mais de R$ 35 milhões em convênios e repasses diretos para reestruturação das agências agropecuárias e viabilização de providências necessárias à efetivação da zona livre.
“Todas as exigências repassadas aos estados foram baseadas em critérios de certificação internacional estabelecidos pela OIE [Organização Internacional de Episotias], pois todo esse trabalho sempre teve como meta final o reconhecimento internacional da região, previsto para 2014.”, explicou Guilherme Marques.
Segundo o diretor, a meta do ministério é de que todo o país seja reconhecido internacionalmente com zona livre de febre aftosa até 2015. “Depois de conseguirmos o reconhecimento internacional do bloco nordestino e o Pará, vamos trabalhar pela mesma classificação sanitária para os estados do Amapá, Amazonas e Roraima. Assim, conseguiremos fortalecer a atividade pecuária em todo o país”, afirmou.

Vice-governador prestigia inauguração de indústria em Imperatriz

 

O governador em exercício, Washington Luiz, participou na noite desta segunda-feira (25), em Imperatriz, da cerimônia de inauguração do Complexo Industrial de Suplemento Mineral do Grupo Matsuda, o sexto implantado no Brasil pela marca, e considerado o maior e mais moderno empreendimento dentro de seu segmento de atuação no país. O evento foi realizado no quilômetro 261, da rodovia Belém-Brasília (BR-010), na área do Distrito Industrial.
Na ocasião, Washington Luiz, acompanhado do presidente do Grupo Matsuda, Jorge Matsuda, descerraram a placa de inauguração do laboratório de pesquisas da unidade e, posteriormente, do setor de produção. Depois visitaram as instalações da nova planta industrial da empresa, onde destacou a relevância do empreendimento para a economia da cidade e do Maranhão.
“Imperatriz segue sua vocação e reafirma seu potencial econômico. A governadora Roseana tem sido determinada na concretização deste arrojado programa de atração de investimentos de médio e grande portes para nosso estado. Ações que vem possibilitando a geração de emprego e renda para os maranhenses”, declarou o governador em exercício.
O presidente do Grupo Matsuda, Jorge Matsuda, falou sobre a implantação do complexo industrial no Maranhão. “Temos, hoje, a confiança em investir no estado e aqui pretendemos produzir cerca de 10 mil toneladas/mês de suplementos minerais, em dois turnos”, disse o empresário. “Este complexo industrial deverá atender, principalmente, a demanda por produtos em toda a região Norte e parte do Centro Oeste e Nordeste do país”, completou.
Presentes ainda à solenidade, os secretários de Estado, Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), e Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); o prefeito Sebastião Madeira; o deputado estadual, Léo Cunha; o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Euclides Vieira.
O prefeito Sebastião Madeira elogiou as ações do Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), para a efetivação do funcionamento do Distrito Industrial de Imperatriz e a instalação de empresas no local. “A Matsuda só ficou em Imperatriz graças ao empenho com qual a governadora Roseana e o secretário Maurício Macedo trataram a questão. Era preciso superar algumas barreiras e elas foram transpostas em razão de um esforço técnico eficaz, o que possibilitou a concretização deste complexo. Aqui serão gerados empregos e colocam a cidade em um cenário cada vez mais favorável para a chegada de outros investidores”, lembrou o prefeito.
Unidade industrial: A unidade industrial da Matsuda em Imperatriz é a sexta implantada no Brasil para produção de suplementos minerais, protéicos e energéticos e ocupa uma área de 32 hectares com 6.100 m² de área construída.
No local serão produzidas sementes para pastagens tropicais, equipamentos agrícolas, linha pet (rações para cães e gatos), rações para peixes e, ainda, saúde animal, produzindo medicamentos para bovinos, equídeos, caprinos e ovinos.
O Grupo Matsuda, por intermédio de suas representações, já vinha atuando na região Tocantina há 35 anos. Agora, com esse novo complexo, a empresa se compromete definitivamente com o desenvolvimento da pecuária e da economia, fornecendo ao criador, produtos diferenciados, prestando, ainda, orientação segura sobre sua utilização, transferindo tecnologia e trabalhando para que o produtor obtenha os melhores resultados em seus rebanhos. (Marcelo Júnior)
 

Prefeito de Governador Edison Lobão recebe visita do deputado Léo Cunha

 


 

Atendendo ao convite feito pelo prefeito de Governador Edison Lobão, Evando Viana (PRB), o deputado Léo Cunha (PSC) esteve, na segunda-feira (25), naquela cidade, onde verificou pessoalmente o funcionamento de vários serviços municipais, comprovando a eficiência do trabalho que o gestor vem fazendo já nesses primeiros meses do seu mandato.
Aliado político do deputado, o prefeito vem demonstrando o compromisso firme de trabalhar em prol do desenvolvimento do município, e conta com o apoio do parlamentar na busca dos recursos junto ao governo do Estado.
Em Edison Lobão, o deputado contatou de perto que nesses primeiros noventa dias de administração, Evando já realizou serviços pontuais no município, conforme pode contatar no posto de saúde do Bairro Vila Getat, onde verificou as ações desenvolvidas pela secretaria da saúde municipal, a fim de oferecer serviços de qualidade à população que é atendida na localidade.
Ao visitar a Escola Municipal Santa Clara, o deputado comprovou que a mesma será entregue totalmente reformada aos alunos, que contarão com um local amplo e confortável para estudarem. O prédio da escola recebe os últimos retoques para logo ser entregue, anteriormente ali funcionava um mercado.
Na área de infraestrutura, o prefeito apresentou ao deputado, as obras que vêm sendo executadas em varias ruas da cidade, que atualmente recebem uma camada asfáltica. Essa obra é cumprimento do compromisso firmado pelo prefeito de viabilizar a recuperação de ruas e avenidas, proporcionando uma melhor trafegabilidade a motoristas e pedestres.
Ao agradecer o convite feito pelo prefeito, o deputado Léo Cunha se disse muito satisfeito com a gestão que vem sendo realizada naquele município. ”Estou muito contente, pois vejo que em menos de noventa dias, já há melhorias na saúde, na educação, na infraestrutura, e em vários outros setores da administração municipal. O que reflete o compromisso de Evando em fortalecer a confiança e o respeito desse povo,” disse.
O deputado frisou ainda a aliança firmada entre ele e o prefeito na busca de recursos para a execução de obras em Governador Edison Lobão. “Vou buscar junto com Evando, todos os recursos para ajudá-lo nessa tarefa de reconstruir a cidade, forte pólo industrial do couro de potencial turístico para a região, e faremos com que o governo invista mais nesse município,” ressaltou.
Desde o inicio do seu mandato, Léo Cunha trabalha para viabilizar a execução de várias melhorias para a cidade, a exemplo das solicitações que fez, no ano passado, para que o Estado autorizasse a perfuração de dois poços artesianos, sendo um na sede do município e outro no distrito do Bananal, a fim de garantir água tratada aos moradores. A publicação desses pedidos consta no diário oficial da Casa, do dia 20 de novembro de 2012.
Ao falar da importância do apoio oferecido pelo parlamentar, o prefeito Evando destacou a atuação que ele vem tendo na Assembleia Legislativa do Maranhão: “Estou muito satisfeito em receber o apoio de um deputado tão atuante e compromissado na viabilização de recursos junto ao governo do Estado,” afirmou.
Para o prefeito, a parceria Léo Cunha será primordial para que possa conseguir viabilizar as obras.
“Léo Cunha, esteve comigo durante toda a campanha eleitoral e conhece os projetos que tenho para essa cidade, e tenho certeza que vai me ajudar a buscar dos investimentos para que possamos realizar as obras que nossa cidade precisa. Conto com o deputado na reconstrução de Edison Lobão!” concluiu. (Assessoria)
 

Dez presos da Delegacia Regional são transferidos para a CCPJ

 

Dez detentos foram transferidos nesta terça-feira (26) para a Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), atualmente denominada de Unidade de Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI).
Entre os dez detentos transferidos para a CCPJ, estão João Batista Rodrigues dos Santos, o “João do Porco”, e Maicon da Silva Dantas, o “Zé Gotinha”, ambos acusados de envolvimento no assalto ao depósito do Magazine Liliani, fato ocorrido na madrugada da última quinta-feira (21).
Está também entre os detentos transferidos, o mecânico Lázaro
Costa Silva, acusado de envolvimento na fraude que culminou com a liberação de veículos do Instituto de Criminalística (ICRIM).
Os dez detentos transferidos para a Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) são:
Lázaro Costa Silva – responde por fraude
Leonardo Sousa Almeida – assaltante
João Batista Rodrigues – caso Liliani
Maicon da Silva Costa, o “Zé Gotinha” - caso Liliani
Rafael Faria Rocha – traficante
Rogério Barbosa da Conceição – traficante
Fernando Vieira da Silva – assaltante
John Lennon Carvalho Araújo – assaltante
David Dantas Silva – assalto
Antonio Silva Pimentel – furto qualificado
O Delegado Assis Ramos, que comandou pessoalmente a operação de transferência, disse que é interessante que todos os detentos que se encontram na Delegacia Regional, sejam transferidos para os presídios na região, ou seja CCPJ e a Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis (UPRD).

Vereadores declaram de que lado estão

 



Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (21), o vereador Aurélio (PT) indicou a pavimentação asfáltica da Rua Tiradentes, entre as Ruas Tancredo Neves e Rua Grande, nos Bairros Vila Nova e Parque Santa Lúcia, devido à precariedade da referida via.
No uso da tribuna, Aurélio destacou a importância da Rua Tiradentes e a necessidade urgente de melhorias, dado o intenso tráfego da região. “A pavimentação daquela região beneficiaria não apenas a população da região, como de todos os que trafegam por ali, desafogando inclusive o trânsito da Rua Euclides da Cunha”.
A indicação do vereador foi aprovada e subscrita pelos legisladores Carlos Hermes (PCdoB), Caetana (PSDB), Eudes (PTdoB), Terezinha Soares (PSDB), Enoc Serafim (PDT) e Zé da Farmácia (PTB) e segue agora para apreciação do Executivo.


Para o líder do governo, vereador que apóia manifestação da população "é doido"

Durante calorosa discussão entre os vereadores, no uso da tribuna, Carlos Hermes alertou para o fim do prazo da empresa Viação Branca do Leste (VBL) e o descaso com que a Prefeitura Municipal vem tratando a questão, o que estimulou José Carlos (PTB), líder do governo, a defender a empresa e o Executivo.
Segundo José Carlos, a empresa merece mais tempo para trazer novos ônibus e os vereadores não deviam sentir orgulho de vestir camisetas de manifestações, se referindo ao Movimento #ForaVBL. Disse ainda que aqueles que vestem, são doidos.Eu jamais vou vestir camiseta de movimento, não foi pra isso que fui eleito", declarou. E segundo o vereador, não há movimento de pessoas reclamando da empresa, que até 2014 conseguirá trazer novos ônibus para Imperatriz. "Eu não vejo movimento nenhum contra a empresa, eu vejo só meia dúzia de baderneiro".
Aurélio lamentou profundamente a posição do vereador e o fato de se posicionar não em favor da população, mas do Executivo e das grandes empresas, momento esse em que o vereador José Carlos se retirou do plenário.
"Parece que o vereador não mora em Imperatriz ou não ouve a população, por que eu ouço reclamações todos os dias. É lamentável ver que tem vereador que veio aqui só para defender o prefeito, a máquina administrativa, a Suzano, a VBL", denunciou Aurélio.
Ainda segundo Aurélio, é uma alegria ver que Carlos Hermes, como ele, optou por defender o povo, afinal, esse é o papel do vereador. “Esse foi o lado que escolhi, defender os direitos do povo. E é isso o que vou fazer”, sendo aplaudido pelos presentes na galeria.

Moradores da Lagoa Verde denunciam empresa de incineração Ecoservice

 

Vereadores conversam com moradores do bairro Lagoa Verde


Na tarde de quinta-feira (21), os vereadores Aurélio Gomes (PT), Carlos Hermes (PCdoB), Marcos Aurélio (PCdoB) e Antônio José (DEM), a convite do vereadorRichard Wagner (DEM) visitaram o Bairro Lagoa Verde, onde foi feita vistoria na região localizada próximo à empresa de incineração ECOSERVICE, denunciada pelos moradores de estar prejudicando as plantações locais e pondo em risco a saúde da população.

Sede da Ecoservice, no bairro Lagoa Verde. Foto: Júpiter


A empresa Ecoservice foi fundada em Imperatriz em janeiro de 2011. Oferece ao município serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos de saúde através da incineração. Segundo o diretor executivo da empresa, são incinerados cerca de 35 toneladas de resíduos a cada mês.


Impactos na saúde pública e no meio ambiente

Segundo estudos da Instituição France Libertès, a incineração de resíduos produz dois tipos de matérias residuais: os gazes e as cinzas/escórias, altamente tóxicos em sua grande maioria. São liberadas substâncias cancerígenas e tóxicas para a reprodução da vida, como as dioxinas, furanos e hidrocarbonetos.
Dessa forma, a incineração de resíduos, inevitavelmente coloca em risco a saúde não apenas daqueles que trabalham nas usinas, como toda a sociedade em seu entorno, sem um limite seguro de distância, pois o vento e a poeira transportem a dioxina (uma das substâncias mais tóxicas liberadas pela incineração) com o passar do tempo. Em outros países, a exemplo da União Européia, já foi lançada uma política de eliminação das incineradoras.



Moradores do povoado "Mãozinha" denunciam Ecoservice

Na comunidade visitada pelos vereadores, a realidade comprovada condiz com os estudos da instituição. Foi constatado que a água é imprópria para o consumo, apresentando aparência esbranquiçada e odor de produtos químicos. Em seguida, conversaram com os moradores, que denunciaram sofrer com a inalação de fumaça vinda da empresa. Relataram sentir forte odor de animais mortos durante a noite. Na empresa são incinerados produtos químicos e hospitalares. Além disso, expuseram a preocupação em relação à contaminação da vegetação. “Nós tememos até comer as frutas e verduras plantadas aqui, por conta da poluição”, explicou o morador Idelácio Gigante. Outros moradores, como o sr. Valmir Pereira Alves e Sra. Maria Ister Sousa Silva destacaram alguns sintomas de alteração coletiva na saúde da comunidade, tais como vômito, diarréia, freqüentes dores de cabeça e olhos irritados.



O agricultor Leonardo Lima explica dificuldades depois da vinda da empresa

“As plantações de verdura, legumes e hortaliças já não se desenvolvem mais, pois as plantas, ainda em fase de crescimento, de repente murcham e morrem”, afirmaram os agricultores do bairro, Fernando Sousa e Leonardo Lima. A moradora Maria das Dores enfatizou que em sua casa ninguém almoça ou janta tranquilamente, pois o odor de produtos químicos e animais mortos é muito forte.
A comunidade relatou ainda diversos casos de doenças que, segundo eles, antes da vinda da incineradora não eram comuns entre os moradores, como vômitos e dores de cabeça freqüentes. O filho do Sr. Claubir Porto, de aproximadamente 10 anos de idade, foi internado durante 40 dias e os médicos detectaram uma rara bactéria na criança, tendo causado uma grave infecção.



Matéria do Portal Do Minuto:

Vereadores se reúnem com Promotor do Consumidor


 
  Vereadores cobram medidas mais drásticas em relação ao caso Viação Branca do Leste (VBL)

Na última terça-feira (26), os vereadores Aurélio (PT), Carlos Hermes (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB), Rildo Amaral (PDT) e Richard (DEM) se reuniram com o Promotor do Consumidor, Sandro Bíscaro, a fim de discutir os próximos passos em relação às problemáticas do transporte público de Imperatriz ocasionadas pela empresa Viação Branca do Leste (VBL).
Segundo o promotor, é preocupante a omissão por parte do município diante das irregularidades cometidas pela VBL. “Temos aqui, cópias de inúmeros ofícios enviados à empresa, mas isso não basta, apenas demonstra que a prefeitura tem conhecimento, mas não faz nada. A prefeitura envia ofícios, mas não cobra as melhorias, deixando de exercer o seu poder e o seu dever”.
A empresa, que é detentora de 70% da concessão do transporte público de Imperatriz, recebeu da Prefeitura Municipal, um prazo adicional de 10 dias para que seus diretores apresentem defesa em relação ao não cumprimento de itens anteriormente solicitados, tais como, o aumento da frota de ônibus, cumprimento dos horários e itinerários e melhoria das condições físicas dos veículos. O prazo encerra nesta quarta-feira (27).
Entre os vereadores presentes, era unânime a insatisfação em relação ao trato do município com a causa. Como representantes da população, questionavam a promotoria em relação a uma resposta satisfatória à comunidade, que aguarda o fim de prazos concedidos à empresa. “Estamos aqui para fazer valer a vontade da população e mostrar que não devemos ficar nas mãos dessa empresa”, explicou o vereador Rildo Amaral.
O vereador Carlos Hermes destacou que medidas mais drásticas devem ser tomadas. “Devemos intensificar a fiscalização e o recolhimento de ônibus irregulares, além de encontrar uma solução que dê fim à concessão de tantos prazos à empresa”. Acrescentando, Aurélio alertou que as manifestações populares devem continuar. “Vamos continuar apoiando as manifestações do movimento (#ForaVBL) e da população em geral, que com certeza seguirão firmes”.
Bíscaro adiantou que a promotoria vem trabalhando para que a situação seja solucionada no menor tempo possível, e que, algumas irregularidades cometidas pela empresa já podem permitir a ruptura do contrato. “Irregularidades nos direitos trabalhistas e a frota insuficiente e precária já dão espaço para a ruptura do contrato”, alertando que apesar disso, cada passo deve ser dado com responsabilidade, para que não dê precedentes para novos prazos e ocasione ainda mais problemas à população.
A Promotoria do Consumidor enviará aos vereadores, cópias de documentos que possam permitir um trabalho mais eficaz de ambas as partes. Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira (2), onde após vistoria do contrato entre empresa e municípo, novas metas serão traçadas.


Mariana Castro - Assessoria

Assaltada agência dos Correios em João Lisboa

 
 
Foi assaltada nesta terça-feira (26) a agência dos Correios da cidade de João Lisboa, distante 10 km de Imperatriz.
O assalto aconteceu por volta do meio-dia e a ação criminosa foi praticada por dois elementos, que chegaram a pé. Mas existe a suspeita de que eles tenham fugido em uma motocicleta que tinha ficado estacionada em um quarteirão próximo.
Os dois bandidos chegaram à agência dos Correios de João Lisboa, localizada na Rua do Mercado, no centro da cidade, e entraram como clientes comuns. No interior de agência, os dois sacaram de armas e anunciaram o assalto e roubaram cerca de R$ 6 mil. Segundo a polícia militar, os bandidos roubaram também pertences de clientes, como os celulares, para evitar que chamassem a polícia.
Os policiais do Batalhão da Polícia Militar de João Lisboa, sob o comando do Tenente Abreu, realizaram diligências por toda a região de João Lisboa, mas não conseguiram localizar os assaltantes. Essa não é a primeira vez que os Correios de João Lisboa é assaltado.
Após o assalto, a agência foi fechada para que seja feita sindicância.

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos