quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A economista-presidente


  • Não deu certo. As contas públicas pioraram, a dívida bruta subiu, e o crescimento de novo não veio
Talvez fosse o caso de incluir na Constituição brasileira uma cláusula de barreira especifica: economista não pode ser presidente da República.
E acho que os economistas brasileiros, na maioria, concordarão ao menos provisoriamente com essa discriminação. Ocorre que não raro os governos precisam mudar a política econômica. É relativamente fácil: coloca-se a culpa no ministro da Fazenda, demite-se o titular e se convoca outro quadro, alinhado com uma diferente doutrina.
Guido Mantega, por exemplo, desde a primeira reunião ministerial do governo Dilma, em janeiro de 2011, vem prometendo crescimento do PIB superior a 5% ao ano, com inflação na meta de 4,5%. Dizia que a nova política garantiria esses extraordinários resultados. Bom, estamos fechando o terceiro ano do governo — e o melhor que ele poderá entregar será crescimento na média de 2%, com inflação de 6%.
Hora de mudar, não é mesmo?
Aí está o problema da presidente Dilma. Economista, ela tem ideias firmes, tem lado (o do nacional-desenvolvimentismo) e aplica sua doutrina.
Observem as declarações da presidente, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, em março de 2011:
“Tenho certeza que o Brasil vai crescer entre 4,5% e 5% este ano.... A meta (de inflação) é de 4,5% e nós vamos perseguir 4,5%. Tem banda para cima, banda para baixo, mas nós sempre tentamos, apesar da banda, forçar a inflação para a meta até tê-la no centro.”
Quando colocada diante da tese, ortodoxa, digamos, segundo a qual não seria possível, ao mesmo tempo, crescer 5% e trazer a inflação para a meta, a presidente retrucou:
“Tem um artigo interessante escrito pelo Delfim, a respeito de que não existe uma lei divina que diz que a taxa de crescimento será de 3% e que a inflação será de 6%. Eu acho que isso é adivinhação... Vamos mostrar que não, isso não está dado e... e que depende da gente.”
De fato, a adivinhação não estava certa. A inflação de 2011 não foi levada para a meta de 4,5%. Deu 6,5%, no limite máximo da banda. E o crescimento não foi de 3%, mas de 2,7%...
Não era mesmo possível forçar a queda dos juros, para estimular o crescimento, e derrubar a inflação. Mas o governo conseguiu fazer pior: derrubou o crescimento e elevou a inflação.
Tem mais: nos foros internacionais, a presidente deu lições de recuperação econômica, criticando todos os governos que optavam pelo ajuste das contas públicas. Em especial, deu uma bronca em Angela Merkel, que impunha a ortodoxia em toda a Europa. Justificava assim sua política de forte expansão do gasto público para turbinar o crédito e o crescimento.
Também não deu certo. As contas públicas pioraram, a dívida bruta subiu, e o crescimento de novo não veio.
Dizem os economistas que é preciso insistir em qualquer política econômica, dar tempo para que faça efeito. É o que Dilma fez. Mas, agora, com o país entrando no quarto ano de crescimento baixo e inflação alta, com deterioração das contas públicas e externas, a mudança se impõe.
A presidente até está tentando fazer isso. Por exemplo, os juros voltaram a subir, devem passar dos atuais 10%. E ela tem prometido aperto nas contas públicas.
Mas há dois problemas aí. Um, que o pessoal não acredita que a mudança é para valer. Faz sentido: uma política mais ortodoxa vai contra a vontade, as ideias e a determinação da presidente, que explicitou tudo de maneira muito clara. Segundo, como essa mudança de rumo é mesmo de má vontade, acaba sendo feita pela metade e mal executada.
Um corte de gastos aqui, um aumento ali. O Banco Central sobe os juros, mas o governo manda o BNDES, a Caixa e o Banco do Brasil emprestarem mais dinheiro a juros baratos.
Eis o problema da economista-presidente. Se a política fosse apenas do ministro Mantega, era só demiti-lo e colocar no seu lugar alguém tipo Palocci (o Palocci ministro da Fazenda do primeiro mandato de Lula) ou tipo Henrique Meirelles.
Mas se a presidente Dilma fizer isso, a dúvida vai aparecer imediatamente: será que ela mudou mesmo de opinião e admite isso? Rasgou os livros?
E falta de confiança, todos sabemos, é o veneno que mata qualquer política econômica.
Previsões?
A presidente deu uma informação errada quando, na semana passada, disse que o PIB de 2012 seria corrigido de crescimento de 0,9% para 1,5%. Na terça, o IBGE de fato corrigiu, mas para 1%, quase nada.
Comenta o jornalista João Borges, da Globonews: “O governo, que já errava as previsões sobre o futuro, agora também erra as previsões sobre o passado.”

De olho em 2014, Alckmin adota programas do PT


Focado em montar a vitrine de seu governo para a eleição de 2014, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem anunciado programas e projetos na mesma linha de medidas já adotadas pelo PT nas esferas federal e municipal.
Amanhã, o governo paulista deve anunciar que enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê benefícios para negros e índios em concursos do serviço público estadual. Segundo a proposta, os candidatos receberiam pontuação extra em relação aos demais participantes na etapa final dos processos seletivos.
Há exatamente 30 dias, a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso um projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais a negros. O texto já tramita em caráter de urgência em comissões da Câmara.
Na área da saúde, por exemplo, o governo federal conseguiu no dia 16 de outubro aaprovação da Medida Provisória que criava o Mais Médicos, programa que leva profissionais para trabalhar em áreas carentes do país. Dois dias depois, Alckminanunciou bonificação de até 30% para médicos que atuem na periferia do Estado.
O ex-presidente Lula, principal defensor da candidatura do ministro Alexandre Padilha (Saúde) para a disputa do Palácio dos Bandeirantes, inflou seu discurso público e disse que "os tucanos não têm mais o que apresentar".
Durante evento em São Paulo na semana passada, Lula saiu em defesa de seu afilhado político, Fernando Haddad, prefeito da capital, que teve dois de seus programas acompanhados pelo governador paulista este ano. "Não pense que eles estão copiando porque querem fazer exatamente o que você [Haddad] faz. É porque eles não conseguem mais propor nada. Não conseguem, porque não têm mais nenhuma novidade", afirmou Lula.
O ex-presidente fazia referência ao anúncio da adesão do governo do Estado ao Bilhete Único Mensal e ao fim da chamada "aprovação automática", uma das principais críticas do PT ao sistema de educação do Estado.
Em agosto, Haddad anunciou o fim desse mecanismo e a divisão do ensino fundamental em três ciclos, além da volta das provas bimestrais, lição de casa e do boletim com notas de zero a dez.
A reforma da rede no Estado foi comunicada três meses depois, com praticamente as mesmas mudanças propostas pela Prefeitura. Na ocasião, o governador disse que a ideia "vinha sendo discutida há mais de dois anos" pela Secretaria de Educação.
"Alckmin teve 20 anos para estudar educação. Foi preciso um governo do PT tomar essa medida [reformar o sistema de ensino] para ele seguir depois", criticou o presidente eleito do PT paulista, Emidio de Souza.
Editoria de Arte/Folhapress
ESTRATÉGIA
A reação à ofensiva pré-eleitoral do PT prevê que Alckmin esteja imune a algumas das críticas durante a campanha do próximo ano e levante bandeiras sociais que geralmente não são associadas aos projetos tucanos. A proposta que prevê os benefícios a negros e índios em concursos estaduais foi revelada na edição de hoje do jornal "O Estado de S. Paulo".
Para o presidente do PSDB paulista, Duarte Nogueira, o PT é "craque em fazer propaganda". "Já as nossas medidas são fruto de muita discussão e planejamento e não costumamos fazer marketing em cima delas", afirmou.
No último dia 18, o governador anunciou a adesão ao Bilhete Único Mensal, principal promessa da campanha de Haddad. Com o acordo, o usuário poderá fazer viagens mensais ilimitadas tanto nos ônibus municipais quanto no metrô e nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com o mesmo cartão e por um único preço.
A decisão deu munição aos petistas, que lembram que o ex-governador José Serra (PSDB), adversário de Haddad em 2012, chamou a promessa de "enganação". O secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo, Edson Aparecido, rechaça qualquer possibilidade de apelo eleitoral no acordo.
"O governador pediu para estudar a viabilidade e achamos que era viável aderir. Estamos viabilizando o Bilhete Único Mensal. Se o Estado não entra, não tem programa", afirmou àFolha. "Fazer vacina para 2014 seria uma postura muito pequena do governador", completou o secretário.

Corpo de operário é localizado três dias após desabamento


Os bombeiros localizaram na tarde desta quinta-feira (5) o corpo do operário Edenilson de Jesus dos Santos, 24, desaparecido desde a noite de segunda-feira (2), quando o prédio em construção em que ele trabalhava desabou na Vila Leonor, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Ouvir o texto
Segundo os bombeiros, com a ajuda de cães farejadores foi possível localizar onde estava o corpo no final da manhã de hoje. Como o local era de difícil acesso, a retirada do corpo só foi possível no início da tarde após mais de 57 horas do acidente.


Desde o acidente, os bombeiros trabalhavam ininterruptamente. Os 48 homens envolvidos nas buscas faziam turnos de 1h30.
Segundo os bombeiros, o alojamento onde morava o operário ficava no subsolo e era distante da parte central do prédio. Com isso, as vigas formaram uma "célula de sobrevivência", atingida apenas por alguns escombros. Apesar disso, não havia saída do prédio pelo local, o que poderia ter feito o operário seguir para a parte central do imóvel quando percebeu o desabamento.
O desabamento ocorreu por volta das 19h20 de segunda-feira, na avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Ao todo, 15 operários trabalhavam no local, mas apenas dois dormiam na obra. Um deles foi encontrado na segunda-feira. Segundo os bombeiros, ele teria saído do prédio para comprar pão antes do acidente.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Paulo Victor Novaes, cinco casas e um prédio no entorno do local do acidente continuam interditadas.
Editoria de arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

Antônio Pereira Participa De Casamento Comunitário Em Senador La Rocque



  • ()
    Divulgação
Senador La Rocque - A Comarca de Senador La Rocque, que tem como titular o juiz Paulo Vital Souto Montenegro, realizou, na tarde da última sexta-feira (22), a união de 166 casais através do Casamento Comunitário. O evento aconteceu na quadra de esportes, sendo prestigiado pelo deputado Antonio Pereira, o prefeito Chico Nunes, a primeira-dama Flaubia Nunes, a juíza Ana Lucrécia, a presidente da Câmara, Ozima, e o secretariado municipal. O projeto Casamento Comunitário é difundido e realizado pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão nas diversas comarcas do Estado desde 1999.
O prefeito Chico Nunes agradeceu ao juiz Paulo Vital Souto Montenegro, ao Tribunal de Justiça do Maranhão, à Corregedoria e ao promotor de Justiça Dr. Carlos Augusto, que contribuíram para a realização do evento. Tendo o apoio da Secretaria de Assistência Social, através da primeira-dama Flaubia Nunes, da ex-vereadora Raimundinha e também da secretária de Educação.
"Eu afirmo que ideias boas são sempre bem-vindas para a população. Assim como esta, fruto das senhoras Liceandra e Elizete. Lembro-me que evento como este aconteceu em 1999, quando Alfredo Nunes era prefeito e, neste mesmo local, ocorreram 130 casamentos. Naquela oportunidade, estiveram aqui o corregedor e o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão. O Dr. Paulo está de parabéns, pois encontra-se há pouco tempo nesta cidade e teve esta grande iniciativa em realizar a união de 166 casais, cuja maioria já convive há muitos anos e faltava a união civil. A partir de hoje, todos eles terão seus direitos assegurados pela legislação", enfatizou o prefeito.
O deputado Antônio Pereira destacou a importância de participar do casamento comunitário, que sempre lhe traz alegria. Isso pelas pessoas envolvidas, que estão alegres e a família em festa pela união do casal. "Momento este que todos passam a ter os direitos de um casal. Em nome do prefeito municipal Chico Nunes, da Câmara de Vereadores, parabenizo a todos os casais. E quero realizar um agradecimento especial à secretária de Assistência Social, na pessoa da primeira-dama Flaubia Nunes, com o apoio da ex-vereadora Raimundinha e de toda a equipe pela beleza e organização neste local. Este é o respeito que a administração Francisco Nunes vem demonstrando para toda a população. Portanto, parabéns para cada casal", destacou o deputado.
A juíza Ana Lucrécia parabenizou o juiz da Comarca de Senador La Rocque, Dr. Paulo, pela iniciativa de realizar o evento, proporcionando uma grande festa a toda a comunidade. "Sabemos que este evento teve participação da prefeitura municipal, das secretarias de Assistência Social e de Educação. Gostaria de parabenizá-los por realizarem esta linda festa. Parabenizo também a todos os cônjuges que, a partir de hoje, estarão com sua união regulamentada através de uma certidão de casamento", enalteceu a juíza.
O juiz Paulo Vital Souto Montenegro informou que no mês de junho deste ano as senhoras Liceandra e Elizete procuraram-lhe e fizeram um pedido especial que seria a realização do casamento comunitário. Elas afirmaram que muitos laroquenses tinham um sonho de casar, no entanto nunca tiveram oportunidade de oficializar seus matrimônios.
"Após a minha solicitação, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão autorizou a realização deste evento. Contando com a colaboração dos funcionários do Fórum e do cartório, conseguimos inscrever 166 casais para este casamento comunitário. Hoje mais de 300 pessoas estão realizando um sonho, demonstrando respeito aos seus companheiros e companheiras. A maioria destas pessoas que vão se casar hoje regularizará uma situação de convivência que em muitos casos já perdura por décadas. A formalização da união de vocês trará diversos benefícios jurídicos. Após o casamento, vocês terão assegurados direitos previdenciários, direitos patrimoniais", enfatizou o juiz. (Regivaldo Alves)

Deputado Davi Junior comemora aprovação de recursos para a BR-010

Aprovação De Recursos Para A Construção Da BR-010


Mensagem do deputado Federal Davi Alves Silva Júnior
Aprovação de recursos para a construção da BR-010

Tenho uma boa notícia para todos que sempre acompanham o meu trabalho. Finalmente houve bom senso entre os líderes do congresso e foi aprovado na sessão conjunta do Congresso Nacional de ontem, 20/11/2013, o pedido de crédito orçamentário, no valor de R$ 269.472.439,00, enviado pelo governo federal em 19 de agosto deste ano, que contempla várias obras do Ministério dos Transportes. Deste valor, R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) estão destinados pelo Ministério dos Trasportes para que se inicie a licitação da duplicação da BR-010.

Além dessa boa notícia, é importante lembrar que o Orçamento Geral da União já tem o valor total da obra previsto, pois foi selecionada para fazer parte do PAC 2 e não será paralisada por falta de recursos.

Com a aprovação do pedido, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, encaminhará o projeto para a sanção da Presidenta Dilma Roussef, etapa necessária para autorização da abertura do procedimento licitatório e, enfim, a execução da obra, tão aguardada por todos nós.

O meu próximo passo, agora, é acompanhar a sanção presidencial, que deve ocorrer na próxima semana, e assim que ela ocorra, lutarei para que o início da licitação seja imediato.

Mesmo com essa importante vitória para o Maranhão, eu continuarei acompanhando de perto todo o andamento da duplicação da BR-010, e não descansarei um só dia até que a obra esteja concluída. Sempre manterei vocês informados.

Como informei anteriormente a vocês nessa semana, essas informações são públicas e podem ser confirmadas através do sitehttp://www.camara.gov.br/internet/plenario/p_semana/pauta_s.pdf, disponível até 22/11/2013.

Deputado Davi Junior participa de inauguração de Ginásios Poliesportivos

Ginásios Poliesportivos Trazem Mais Opções De Lazer À Região Do Ouro Verde E Conjunto Planalto
  • ()
    Sérgio Vila Nova

As comunidades dos bairros Ouro Verde e Conjunto Planalto ganharam essa semana duas novas áreas destinadas ao desporto e lazer. Em solenidade realizada no último sábado, 30 de novembro, o prefeito Sebastião Madeira, acompanhado do deputado federal Davi Junior, de vereadores e secretários municipais, fez a entrega oficial da construção de dois ginásios poliesportivos aos moradores da região.
Os novos equipamentos públicos, que serão gerenciados pela Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL), são resultado de parcerias firmadas com parlamentares. O ginásio do Ouro Verde é fruto de emenda do deputado Davi Junior (PR-MA) no valor R$ 487 mil.
O ginásio do Ouro Verde atenderá a comunidade daquele bairro e dos próximos, como Bonsucesso, Vila Macedo, Santa Rita e os demais da região. O mesmo acontecerá com o ginásio do Planalto, que atenderá aquele bairro e os adjacentes.

Na ocasião, Madeira ressaltou que várias outras áreas esportivas estão sendo construídas e reformadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com recursos próprios e em parceria.
"Esses ginásios e quadras serão utilizados também pelos alunos das escolas públicas que poderão realizar atividades físicas em um ambiente adequado e seguro. Mas além desses dois, temos outro no Parque Alvorada II além das quadras da Avenida Beira Rio e de escolas Municipais como a da Madalena de Canossa entregue recentemente e o novo complexo Barjonas Lobão, que terá um novo e moderno ginásio de esporte (o novo Fiqueninho), piscina olímpica, quadras poliesportivas e outras benfeitorias para os desportistas de Imperatriz", acrescentou.
Nome - Com a aprovação da Câmara Municipal, o ginásio do Ouro Verde recebeu o nome de Francisco Casemiro dos Santos, um dos fundadores do bairro, em memória representado pela esposa e filhos que participaram da solenidade de entrega. O do Conjunto Planalto passará a se chamar Arthur Sorriso em homenagem a um dos moradores do local.

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos