sexta-feira, 1 de março de 2013

Encontro de Prefeitos promovido pelo Sebrae em Imperatriz


Gestores municipais eleitos e reeleitos da região tocantina conhecem ações em prol do desenvolvimento local




IMPERATRIZ - Com a participação de 13 gestores municipais em mais um Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos promovido pelo Sebrae, - dessa vez em Imperatriz - o evento, que aconteceu na manhã desta quinta (28), faz parte de uma série de encontros com foco nas parcerias com as prefeituras e a divulgação das ações do serviço que fomenta o apoio aos pequenos negócios, para a regulamentação e, principalmente, para a implementação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MPEs), como instrumento legal para o desenvolvimento sustentável local.
Imperatriz é uma das cidades que figura na lista dos 114 municípios maranhenses que já implementaram a Lei Geral. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo lembrou que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi aprovada em 2006 e incentiva o desenvolvimento local nos municípios brasileiros.
Aprovada e implementada pelas câmaras municipais, a lei facilita a aquisição de compras governamentais por meio dos pequenos negócios nos municípios onde ela estiver vigorando. “Isso faz com que os recursos que vem da educação, da saúde e de convênios, fiquem nos próprios municípios, circulando, gerando emprego e renda”, avalia o presidente.  Cláudio Azevedo reforça que mais de 90% das empresas no Brasil e no Maranhão são constituídas pelas MPEs.
“O nosso objetivo é conscientizar os prefeitos sobre a necessidade da aprovação e da implementação da Lei Geral em nossos municípios, porque ela é um instrumento de desenvolvimento, fazendo com que a gestão municipal possa comprar no município, dos empreendedores locais, resultando numa maior circulação de recursos”, destaca.
O Sebrae busca ainda fortalecer as parcerias institucionais para um maior desenvolvimento dos pequenos negócios. “Nós disponibilizamos consultores durante o processo de aprovação e regulamentação da Lei Geral, com capacitação, treinamento dos compradores dos municípios para que eles possam fazer o uso correto das ferramentas colocadas à sua disposição em relação a compras governamentais”, ressalta.
Ainda esta semana, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Cerrado Sul será realizado em Açailândia. Na semana que vem estão agendados os encontros de Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra e Caxias. São Luís sediará o encontro nos dias 12 e 13 de março.
Fonte: O Progresso

PadFone Infinity, o híbrido da Asus com tela Full HD, é apresentado no MWC



Apesar de não ser vendido no Brasil, o PadFone da Asus foi um dos destaques de 2012, pelo seu hardware potente e sua versatilidade. O smartphone, que tem como destaque sua capacidade de se "tranformar em um tablet", ganhou um novo modelo no MWC 2013: o PadFone Infinity. O aparelho ganha um display Full HD, conectividade 4G e um novo processador, que o tornam páreo para Sony Xperia Z, LG Optimus G Pro e Galaxy S4.

Asus Padfone Infinity é um smartphone top de linha com Android (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Asus Padfone Infinity é um smartphone top de linha com Android (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
O Asus Padfone Infinity foi exibido na última terça-feira (26), e se tornou o centro das atenções no segundo dia do evento de tecnologia. O modelo vem equipado com sistema operacional Android 4.2, e o novo processador Snapdragon 600 quad-core de 1,7 GHz que, de acordo com os testes feitos pelo site GSMArena, tornam o modelo um dos mais poderosos do mercado.
Asus Padfone Infinity é um smartphone que vira tablet (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Asus Padfone Infinity é um smartphone que vira tablet (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
O smartphone ainda traz 2 GB de memória RAM, câmera digital de 13 megapixels, Android 4.2 Jelly Bean e bateria de 2400 mAh que garante boas horas de uso sem recarga. O design do modelo também impressiona, já que ele conta com corpo desenvolvido em alumínio aeronáutico e com apenas 8,9 milímetros de espessura.
Asus Padfone Infinity tem uma tela FullHD e Android 4.2 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Asus Padfone Infinity tem uma tela FullHD e Android 4.2 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
O maior destaque do aparelho, no entanto, é sua expansão em forma de tablet a partir de um dock. A função também recebeu melhorias, e o acessório agora conta com um display IPS de 10 polegadas com resolução de 1920×1200, uma bateria de 5000 mAh e um novo corpo de alumínio com apenas 10,7 milímetros de espessura.
Padfone Infinity na forma de tablet (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Padfone Infinity na forma de tablet (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Entretanto, todas estas qualidades são sentidas no preço inicial do aparelho: 999 euros (cerca de R$ 2,5 mil, em conversão direta). O Padfone Infinity será vendido em versões de 32 e 64 GB. A Asus, no entanto, ainda não informou a data de início das vendas do modelo e nem em quais países ele será vendido.

De algema e com rosa na boca, Larissa Riquelme faz ensaio quente para catálogo


A paraguaia posa sexy com uma lingerie preta com rosa em cima de uma cama cheia de pétalas de rosas


Larissa Riquelme posa com uma algema em um sofá vermelho para campanha de uma empresa de produtos eróticos Foto: Santiago Salazar / Salazart Fotografia & Design
Extra
Tamanho do texto A A A
A paraguaia Larissa Riquelme atiça a imaginação de vários fãs ou não de futebol. Após ficar conhecida por usar um celular entre os seios e receber o título de Musa da Copa do Mundo de 2010, a modelo já alegrou os homens ao posar nua para a revista “Sexy” e vários ensaios sensuais. Agora, ela virou garota propaganda de uma empresa de produtos eróticos.
A morena deixou seu lado sedutora aflorar para o catálogo da “Hot Flowers”. Nas novas fotos divulgadas pela empresa, Larissa aparece sexy vestindo uma camisola preta e segurando uma algema na mão esquerda em um sofá vermelho de veludo. Em outra imagem, a paraguaia posa sexy em cima de uma cama cheia de pétalas de rosas.
Musa da Copa de 2010, ela posa com um body de couro preto, com um generoso decote, e uma rosa vermelha na boca
Musa da Copa de 2010, ela posa com um body de couro preto, com um generoso decote, e uma rosa vermelha na boca Foto: Santiago Salazar / Salazart Fotografia & Design
A modelo ainda é clicada novamente com um body de couro preto, com um generoso decote, e uma rosa vermelha na boca, diferenciando da primeira foto divulgada com uma pimenta na boca. No próximo dia 14 de março, a jovem vai estar em São Paulo na festa de comemoração de 10 anos da marca.
A paraguaia posa sexy com uma lingerie preta com rosa em cima de uma cama cheia de pétalas de rosas
A paraguaia posa sexy com uma lingerie preta com rosa em cima de uma cama cheia de pétalas de rosas Foto: Santiago Salazar / Salazart Fotografia & Design
Larissa Riquelme estrela campanha de produtos eróticos e posa com decote generoso e pimenta na boca
Larissa Riquelme estrela campanha de produtos eróticos e posa com decote generoso e pimenta na boca Foto: Santiago Salazar / Salazart Fotografia & Design



Huawei Ascend P2: testamos o smartphone 4G 'mais rápido do mundo'



Nos mercados onde a Huawei atua com mais agressividade, o top de linha Ascend P2 tem sido destacado como o "smartphone com 4G LTE mais rápido do mundo". Mas ao invés de mostrar sua melhor funcionalidade na prática, a companhia chinesa preferiu garantir uma boa velocidade em redes Wi-Fi, durante a feira MWC 2013, em Barcelona, Espanha. Mesmo assim, o telefone mostrou que também tem outros pontos fortes.
Huawei Ascend P2 é apresentado no MWC 2013 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Huawei Ascend P2 é apresentado no MWC 2013 (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Com uma tela de 4,7 polegadas com Gorilla Glass 2, não há como negar que o Huawei Ascend P2 é um smartphone desejável, frente a tantas opções menores. Ainda assim, para quem se propõe a disputar entre os tops este ano, talvez não haja mais chances para quem ainda opta por displays com resolução máxima em HD (720p), já que na feira o que mais se viu foram opções em FullHD.
Lançado no último dia 24, o Ascend P2 figurou com destaque no stand da Huawei, dividindo espaço com o recém-lançado Ascend Mate, o "foblet" HD com tela de 6,1 polegadas, exibido pela primeira vez na CES 2013, em janeiro. Os dois eram os modelos mais experimentados pelo público que visitavam o point da fabricante chinesa.
Huawei Ascend P2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Huawei Ascend P2 tem uma câmera de 13 megapixels (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Nas mãos, o smartphone da Huawei se mostra bem confortável. Apesar da tela grande, as laterais não são tão largas e por isso telefone tem um formato mais apropriado ao manuseio. Além disso, a tela, mesmo HD, ainda é muito boa. Seu brilho não é tão espetacular, mas a experiência de jogo nele é ótima para um smartphone.
Huawei Ascend P2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Huawei Ascend P2 sem menu na tela inicial (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Por outro lado, as modificações da Huawei em seu Android são curiosas. No menu de configurações, por exemplo, há uma opção dedicada a personalização de novos temas, prontos para baixar. Outra modificação é a ausência do menu, que não está disponível na tela inicial, como nos demais modelos Android do mercado.
Huawei Ascend P2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Huawei Ascend P2 tem função especial para customização (Foto: Allan Melo/TechTudo)
A câmera do dispositivo também é outro ponto forte, com 13 megapixels e gerando imagens muito boas. Dado as condições, não foi possível testá-lo em situações mais adversas, mas sob boa iluminação ele apresentou um resultado muito bem equilibrado, mesmo para os mais exigentes.
Huawei Ascend P2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Huawei Ascend P2 faz boas fotos com a câmera de 13 MP (Foto: Allan Melo/TechTudo)
O aparelho ainda conta com um processador quad-core de 1,5 Ghz, 1 GB de RAM e Android na versão 4.1 Jelly Bean. Não há dúvidas de que o smartphone da Huawei é muito bom e está entre os melhores do mercado. Porém, resta saber se o modelo chinês terá mesmo força para bater de frente com os grandes lançamentos de 2013, como o Xperia Z, Optimus G Pro e Galaxy S4.  
* Colaborou Marlon Câmara

Melão aguarda entrega de imóvel, mas diz curtir novo bairro: ‘Suburbano é que gosta de sexo’



Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Extra
Nilton Carauta
Tamanho do texto A A A
Após a polêmica com Solange Gomes, Melão quer mostrar que está com tudo em cima. A modelo, que decidiu abandonar uma vida de ostentação e se mudou para a Vila Valqueire, posou para a coluna em clima sexy no subúrbio.
"Homem rico só pensa em ganhar dinheiro. Suburbano é que gosta de sexo", brinca Melão, que parou a praça ao chupar um sacolé: "Foi a parte mais ousada do ensaio. Teve até motoqueiro que bateu num carro para espiar. O Valqueire é o Divino da minha vida", afirma Renata Frisson.
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Extra
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Renata deixou um apart-hotel em frente à praia da Barra, onde gastava R$ 6 mil de aluguel por mês, e há dois meses no novo bairro se diz adaptada. "Eu acho uma maravilha. Faço amizade com o pessoal da demonstração do mercado e sinto o carinho do público na mecearia e na padaria. Estou mais próxima dos fãs".
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Para pagar as prestações de um recém-comprado imóvel no Recreio, que ficará pronto em 2015, Melão vem abandonando extravagâncias como torrar o salário em lojas de grifes e comer fora todos os dias.
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
“Gastava uma baba em restaurante caríssimos. Agora virei dona de casa e estou preparando o almoço. Também parei com a gastação em lojas. Pagava uma fortuna por uma blusa para usá-la no máximo duas vezes”, conta Melão, que agora só frequenta salão no subúbio. "Pagava R$ 120 numa escova para lavar o cabelo no dia seguinte e acabar com tudo".
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Melão alfineta Solange Gomes
Sobre a briga com Solange Gomes, Renata jura que virou a página, mas não perdeu a oportunidade de alfinetar a morena. "Ela enxerga em mim a mulher bonita que foi no passado, mas não quero voltar a essa questão".
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
A discussão que acabou virando barraco no Twitter começou logo após Solange Gomes postar uma foto vestindo biquíni um amarelo e escrever na legenda: "Praia! Look do dia, meu amarelo preferido parecendo um melão. Só que o meu tá maduro e doce até hoje... Já outros duram pouquinho.. rsrsrs 3.8 com muito prazer", escreveu a morena na foto. Ofendida, Renata Frisson respondeu a provocação. "Despeito é uma m... Né. @gomessolange vai pegar sol e esquece a vida dos outros. Troca a cor do biquíni !".
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Melão posa sexy em novo bairro
Melão posa sexy em novo bairro Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Produção: Rita Moreno. Beleza: Vítor Max. Renata veste: Dange, Tanga Brazil, Três Cores, Sea Zone Agradecimento: vendedor de sacolé Alessandro.


Fla tenta manter escrita de nunca ter perdido para Botafogo no Engenhão



Hernane diz que alvinegros podem estar preocupados com retrospecto, e Elias alerta o time: 'História mostrou que tabus são quebrados'

Hernane comemora gol do Flamengo contra o Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Hernane fez gol da vitória por 1 a 0 sobre Botafogo
na 1ª fase. (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Na casa do Botafogo, o Flamengo é um visitante indigesto. O Alvinegro jamais venceu o Rubro-Negro no Engenhão. Até agora, foram 11 jogos, com três vitórias flamenguistas e oito empates. A igualdade no placar é um resultado muito comum nos clássicos recentes. Para completar, o time de General Severiano não supera o rival há quase três anos. O último triunfo foi no dia 18 de abril de 2010, por 2 a 1, no Maracanã. Os números servem como injeção de confiança, mas também remetem à surrada frase do futebol que diz: tabu existe para ser quebrado. 
Questionado sobre o retrospecto dos confrontos no Engenhão, Hernane, que foi autor do gol na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo na fase classificatória do Carioca, admite:
- O time deles pode estar preocupado. Sem dúvida, conversamos, e esse é um fato muito importante também, aumenta a confiança.
Com a melhor campanha da primeira fase - quando conquistou 22 pontos de 24 possíveis - o Flamengo carimba vaga na decisão com um simples empate.
- O Flamengo não pensa em jogar pelo regulamento, pois tem time que entra acomodado quando isso acontece. Temos que ter atenção, será um jogo de equilíbrio e não podemos errar - completou o camisa 9 do Rubro-Negro.
Acredito que no primeiro tempo o jogo será mais truncado, de observações, nenhuma equipe vai querer se arriscar ao máximo. Temos que manter a posse de bola, procurar os contra-ataques. Na segunda parte, se não acontecer gol, vai ser uma correria total, o Botafogo querendo o gol e a gente se defendendo"
Elias
Elias lembrou um velho chavão do futebol ao comentar o atual retrospecto nos jogos contra o Botafogo.
- No futebol sempre vai existir tabu, mas a história mostrou que eles são quebrados. Temos que trabalhar para manter isso,  e jogar nosso futebol que tudo vai dar certo - disse o jogador.
O volante analisou como acredita que será o andamento da semifinal.
- Acredito que no primeiro tempo o jogo será mais truncado, de observações, nenhuma equipe vai querer se arriscar ao máximo. Temos que manter a posse de bola, procurar os contra-ataques. Na segunda parte, se não acontecer gol, vai ser uma correria total, o Botafogo querendo o gol e a gente se defendendo. O primeiro foi um jogo lá é cá (na fase classificatória). E clássico não tem favorito, é 50% de cada lado. Temos uma vantagem mínima que pode ser revertida - afirmou o volante.
Flamengo e Botafogo se enfrentam, domingo, às 16h, no Engenhão. A Rede Globo transmite a partida para RJ, ES, RN, AL, PB, MA, SE, PI, DF e Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o clássico em Tempo Real, com vídeos.
Jogos entre Flamengo e Botafogo no Engenhão
25/10/2009 - Flamengo 1 x 0, Campeonato Brasileiro, gol de Adriano.
21/03/2010 - 2 x 2, Campeonato Carioca, gols de Herrera (2) e Adriano (2).
02/10/2010 - 1 x 1, Campeonato Brasileiro, gols de Lúcio Flávio e Léo Moura.
20/02/2011- 1 x 1, Campeonato Carioca, gols de Ronaldo Angelim e Loco Abreu.
10/04/2011 - Flamengo 2 x 0, Campeonato Carioca, gols de Thiago Neves (2).
19/06/2011- 0 x 0, Campeonato Brasileiro.
18/09/2011- 1 x 1, Campeonato Brasileiro, gols de Loco Abreu e Jael.
05/12/2012 - 0 x 0, Campeonato Carioca.
26/08/2012 - 0 x 0, Campeonato Brasileiro.
01/12/2012 - 2 x 2, Campeonato Brasileiro, gols de Vagner Love, Nixon, Sassá e Vitor Jr.
17/02/2013 - Flamengo 1 x 0, Campeonato Carioca, gol de Hernane.

Gabi e Jade: sempre juntas, amigas se divertem com assédio real e virtual


Inseparáveis, as duas comentam exposição nas redes sociais, cantadas nas festas e no carnaval, e relembram histórias da amizade e da ginástica

Neymar posa ao lado de Jade Barbosa e Gabriela Soares (Foto: Reprodução / Instagram)
Ao lado de Neymar, meninas posam para foto
(Foto: Reprodução / Instagram)
"Para, Jade", "não enche, Gabi", "a Jade me ama", "a Gabi não vive sem mim"... Essas são algumas das frases mais repetidas pelas ginastas cariocas Jade Barbosa e Gabriela Soares. Basta passar alguns minutos perto das duas para perceber que são inseparáveis. A implicância e o carinho entre elas é proporcional. Tímida e com rosto de menina, Gabi, de 19 anos, é como uma irmã mais nova. É por isso que Jade, 21, é protetora. Ela diz que morre de ciúmes da amiga. Namorado? Só se a Jade deixar.
- Ela sabe mais as coisas da minha vida do que eu. Ela sabe cada detalhe. É impressionante. Ela é minha melhor amiga. A Jade tem ciúmes, não posso nem sair com outra amiga que ela fica brava - relatou Gabi, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
A amiga mais velha endossou as palavras de Gabi.
- Não pode mesmo, eu tenho ciúmes sim. Namorado? Não pode, só quando eu tiver namorando também. Eu tenho que namorar primeiro porque sou a mais independente. O namorado dela vai ter que ser amigo do meu. Não tem escolha (risos) - brincou Jade.
Mosaico - Jade Barbosa e Gabi Soares, amigas inseparáveis (Foto: Editoria de Arte)



As duas não se desgrudam, tanto nas competições como fora delas, onde, ultimamente têm sofrido muito assédio masculino. No carnaval, segundo elas, a frequência foi ainda maior.

- Carnaval foi demais. As pessoas bebem e aí fica pior, né? A Jade é muito famosa. Quando me veem com ela, lembram quem eu sou. Outro dia um garoto chegou e disse: 'Você é a Gabriela, né?'. É muito engraçado. Sempre tem gente pedindo para colocar a Jade na fita (risos). No bloco, um dia uma repórter pediu para entrevistar a Jade. Uns meninos viram, a puxaram e ficaram jogando para o alto. Que vergonha! Sempre tem aquela piadinha: ‘Fica comigo ou dá um mortal para trás' - contou Gabi.


Nas redes sociais, o assédio não é menor. Elas estão sempre com os celulares conectados, postando fotos em cada lugar por onde passam. Os fãs correm atrás: mandam comentários, curtem fotos no Facebook, replicam postagens no Twitter e tentam adicionar as meninas. Mas há quem faça cobranças também.

- Quando postamos fotos de praia ou de balada, ficam nos mandando treinar. Como se não treinássemos, né? Alguem treina à noite? Tem uns legais, que apoiam. Quando éramos menores, só treinávamos. Agora crescemos e queremos sair, né? Sempre que saio, é com ela. Tiramos muitas fotos juntas, não saímos da internet - disse Gabi, interrompida pela amiga.


- Engraçado é que antes roubavam só as minhas fotos. Agora roubam das minhas amigas também. Eu peço para ninguém postar foto feia, sacaneando... É complicado, né? Você fica exposta - disse Jade.

Jade Barbosa e Gabi Soares, amigas inseparáveis (Foto: Gabriel Fricke)Jade Barbosa e Gabi Soares, amigas inseparáveis, na beira da praia da Barra (Foto: Gabriel Fricke)



Sete anos de amizade

Jade Barbosa e Gabi  (Foto: Reprodução / Instagram)
'A chata que eu mais amo', postou Jade sobre
a amiga no Instagram (Foto: Reprodução)
A dupla se conheceu em um Campeonato Brasileiro Juvenil, em 2006. Um ano depois, elas se aproximaram em uma competição nacional em que Gabi subiu para a categoria adulta. Em 2009, quando Jade deixou Curitiba, onde morava com a seleção, para vir para o Rio de Janeiro, as duas passaram a treinar juntas no Flamengo. A amizade só cresceu.


- Quando a conheci, não achei que fôssemos virar tão amigas. Ela é muito fechada, tímida, mas me entende muito bem. É a pessoa com quem posso contar para todas as horas. Ela vive lá em casa. Se uma hora eu chorar, ela me abraça e fala que tudo vai dar certo. Confio nela. É uma pessoa com quem posso ser eu mesma - contou.

Já Gabi define Jade como uma pessoa forte, que chora para externar seus sentimentos. Ela relembra um episódio antes de uma competição, em 2011, quando a amiga havia acabado de terminar um relacionamento e não vivia um momento tão bom no esporte.

- Todo mundo fala que ela é sentimental, mas acho que ela é muito forte. Ela aguenta coisas que eu não aguentaria. Chora para tirar as coisas dela. É minha melhor amiga. Treinamos muito para uma competição certa vez. Ela estava mal, tinha terminado com o namorado e achava que não estava bem na ginástica. Fomos dormir e ela começou a chorar, do nada, soluçava sem parar. Era 1h da manhã. Deitei na cama dela e a abracei, só para ver se melhorava - lembrou Gabi.


Sem perder a chance de implicar, mas carinhosamente, Jade corta a amiga de novo.

- É, é verdade... Eu parei de chorar e perguntei na hora: 'Você está me abraçando, Gabriela? Não acredito!', porque ela é muito fechada, não é disso. Mas uma amiga faz isso quando a outra precisa, né? - concluiu.

2012 foi ano de crise, mas economia já está acelerando, diz Mantega


No fim de 2011, ele chegou a prever expansão acima de 4% para este ano.
Para 2013, Mantega reduziu expectativa de crescimento para 3% a 4%

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta sexta-feira (1) que ocrescimento da economia brasileira no ano passado, de 0,9% conforme informou o Instituto Nacional de Geografia a Estatística (IBGE), ficou abaixo da expectativa, mas acrescentou que isso se deve aos efeitos da crise financeira internacional. 
"Em momentos de crise, você tem um desempenho fraco. É inevitavel que a economia desacelere. A maioria dos países teve crescimento fraco ou desaceleração do crescimento [no ano passado]", declarou Mantega a jornalistas. No fim de 2011, ele estimava uma expansão superior a 4% para o PIB do último ano e chegou a dizer, em meados do ano passado, que uma expansão de 1,5% para 2012 (prevista pelo Credit Suisse naquele momento) seria uma "piada".

Mantega acrescentou, porém, que para a maioria da população brasileira 2012 foi um ano "bom". "A crise internacional não bateu na porta da família brasileira. Em 2012, tivemos um excelente resultado de emprego. Criamos 1,3 milhão de postos de trabalho, a massa salarial cresceu 6%, o que nao é pouca coisa, e o aumento real da renda foi de 4%", afirmou ele.
O ministro da Fazenda observou que os investimentos (formação bruta de capital fixo), mesmo que tenham recuado 4% em 2012, registraram crescimento de 0,5% no último trimestre do ano passado. "O investimento voltou a reagir. Se recupera e deverá se acelerar ao longo de 2013", acrescentou.
PIB 2012 - variação anual (Foto: Editoria de Arte/G1)
Perspectivas

Segundo Mantega, o importante, neste momento, é que a economia brasileira já voltou a acelerar. "Estamos acelerando a economia de forma gradual e essa aceleração está continuando em 2013. Temos dados dos primeiros meses deste ano que mostram que essa trajetória de aceleração está se mantendo", declarou ele.

Mesmo assim, o ministro da Fazenda, que até o momento vinha estimando uma taxa de expansão superior a 4% para 2013, já revisou sua expectativa e, agora, prevê uma taxa de crescimento de 3% a 4% para o PIB este ano. Os analistas do mercado financeiro, entretanto, preveem que o PIB de 2013 tenha uma expansão menor: ao redor de 3,1%.
PIB 2012 - variação por setores (matéria) (Foto: Editoria de Arte/G1)
"Faremos mais redução de impostos em 2013. Essa é uma [política] permanente deste governo. Vamos continuar em todos os anos reduzindo tributos para tornar mais baratos investimentos e o consumo. Se houver necessidade, teremos ações anticíclicas [para estimular a economia] neste sentido. Para amparar mais investimentos e desonerações fiscais", afirmou Mantega.

Sem acordo, Obama alerta sobre cortes 'burros' e culpa republicanos



Reunião entre presidente e líderes terminou sem acordo nesta sexta.
Obama busca evitar os cortes prestes a entrar em vigor na economia.

A reunião desta sexta-feira (28) na Casa Branca entre o presidente dos Estados Unidos,Barack Obama, e os líderes democrata e republicano no Congresso terminou sem um acordo para tentar evitar a entrada em vigor dos cortes automáticos dos gastos públicos a partir da meia-noite de sábado.

Barack Obama fala após encontro com líderes do congresso nesta sexta-feira (1º) (Foto: Larry Downing/Reuters)Barack Obama fala após encontro com líderes do congresso nesta sexta-feira (1º) (Foto: Larry Downing/Reuters)
Em fala à imprensa após a reunião, Obama culpou os republicanos pelo fracasso em evitar os cortes orçamentários automáticos prestes a entrar em vigor na economia norte-americana, chamando-os de "burros" e "desnecessários", diz a agência Reuters.
"Esses cortes prejudicarão nossa economia, nos custarão empregos e para fazer isso de forma certa, ambos os lados precisam ser capazes de se comprometer", disse Obama.

Cortes de US$ 85 bilhões entrarão em vigor, depois do fracasso dos congressistas em alcançar um acordo.

Em entrevista coletiva após a reunião, Obama voltou a alertar que a "dor" que esses cortes vão causar a centenas de milhares de americanos "será real", de acordo com a agência EFE.
"Quanto mais tempo permaneçam de pé esses cortes, maior será o prejuízo a nossa economia", advertiu o presidente em um pronunciamento na sala de imprensa da Casa Branca.
Segundo Obama, os cortes vão representar a perda de 750 mil empregos e a redução de meio ponto percentual no crescimento do PIB.
Esses cortes "não são necessários" e vão ocorrer porque os republicanos no Congresso assim o decidiram, ressaltou o presidente.
O principal empecilho nas negociações é o de que os republicanos consideram que a despesa do governo é excessiva e que é preciso cortá-la mais, enquanto os democratas perseguem uma reforma tributária para aumentar a receita do Estado, o que conservadores não querem.
"A discussão sobre as receitas, na minha opinião, terminou. Trata-se de assumir o problema da despesa", sustentou por sua vez o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, ao término da reunião com Obama.
Boehner lembrou que já houve uma alta impositiva em janeiro, em referência ao acordo conseguido para aumentar a carga tributária às rendas anuais superiores a US$ 400 mil dentro das negociações que evitaram o chamado "abismo fiscal".
"Isso não é uma vitória para ninguém. É uma perda para todo o povo americano", enfatizou Obama sobre a falta de acordo em relação aos cortes.

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos