terça-feira, 7 de maio de 2013

Em protesto, universitários ocupam Reitoria da UFMA em São Luís

 

Ocupação do prédio ocorreu no início da noite desta terça-feira (7).
Universitários reivindicam melhorias; universidade nega qualquer procura.

Mais de 35 universitários ocuparam no início da noite desta terça-feira (7) o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A ocupação faz parte de uma série de protestos iniciada no dia 29 de abril.
“Vamos dormir hoje aqui. Estamos reivindicando a residência estudantil no Campus, já que estamos em um local precário, sem segurança. Além disso, reivindicamos a melhoria da frota dos ônibus que não tem sido suficiente. A falta de professores é também uma das pautas principais do nosso movimento. Enfim, a precariedade física e de recursos humanos da Universidade é o motivo do nosso protesto”, disse Tamires Morais, estagiária da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), no momento em que acontecia uma plenária dentro da Reitoria.
Universitários dizem que só saírão do prédio depois de serem recebidos pela reitoria da UFMA (Foto: Divulgação/Tamires Morais)Universitários dizem que só saírão do prédio após serem recebidos pela reitoria da UFMA (Foto: Divulgação/Tamires Morais)
Contrapondo ao movimento, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, disse ao G1 que, nesta terça-feira (7) recebeu um representante do DCE e um representante nacional que nenhum deles fez alguma reivindicação. “Eles não me reivindicaram nada a não ser apoio para um evento que acontecerá em Minas Gerais”, afirmou o reitor, completando que nesta quarta-feira seguirá para Brasília, onde se reunirá com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante para tratar dentre outros temas sobre a bolsa permanência para os universitários.
Por volta de meio dia desta quarta-feira (8) haverá uma assembleia para deliberar as novas ações do movimento na Universidade. E ainda está prevista uma coletiva de imprensa para esclarecer os motivos da ocupação do Prédio.
No dia 29 de abril, dezenas de estudantes de vários cursos da UFMA fecharam os portões de acesso ao Centro de Ciências Sociais (CCSO) para protestar, de forma pacífica, contra a falta de professores.
Na ocasião, os manifestantes aproveitaram para reclamar de problemas de estrutura de alguns prédios. No primeiro dia de protestos, os alunos já haviam decidido ocupar a reitoria da UFMA até que todos os problemas apontados fossem resolvidos.

Defesa Civil interdita escola municipal em Imperatriz, MA

 

Local apresenta sérios problemas estruturais e pode desabar.
Esta é a segunda escola na cidade interditada em menos de um mês.

Paredes de escolas no bairro Morada do Sol estão comprometidas (Foto: Defesa Civil/Divulgação)Paredes de escola no bairro Morada do Sol estão comprometidas (Foto: Defesa Civil/Divulgação)
A Defesa Civil de Imperatriz interditou, nesta terça-feira (7), uma escola municipalizada localizada no bairro Morada do Sol. De acordo com os técnicos que realizaram a vistoria, o local corre risco de desabar a qualquer momento.
Durante a inspeção foram encontrados vários problemas, principalmente estruturais, entre eles rachaduras em paredes e alicerces. “Há um córrego próximo aos fundos do imóvel. Infelizmente o curso desse córrego sofreu alterações, principalmente devido à quantidade de lixo jogada no local. Então com as chuvas houve uma erosão e algumas paredes racharam. Uma parte do alicerce está completamente comprometida e afetou todo o imóvel”, explicou o secretário de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva. Devido ao problema, desde a última segunda-feira (6) as aulas foram suspensas.
De acordo com o secretário, a escola foi alugada pela prefeitura local e sua proprietária notificada. No entanto, ela não possuiria condições de realizar reformas. “Ela comunicou à Secretaria de Educação que não poderia fazer nada. Então a Secretaria de Educação está procurando um novo imóvel para realocar as salas de aula que funcionavam no local. Pelo que conversei com o secretário [de Educação, Zeziel Ribeiro], até sexta-feira as aulas serão normalizadas em um novo local”, completou o secretário.
Além desta, outra escola municipal, desta vez na Vila Vitória, foi interditada em abril, também devido a problemas estruturais.
Córrego próximo à escola teria contribuído para erosão no local (Foto: Defesa Civil/Divulgação)Córrego próximo à escola teria contribuído para erosão no local (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Funcionários contratados são demitidos em Davinópolis

Medida é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta.
Excedentes do concurso de 2011 serão convocados de imediato.



Prefeituras de três municípios da Região Tocantina estão obrigadas a demitir funcionários contratados sob a pena de responderem por improbidade administrativa. De acordo com a Promotoria Especializada na Defesa do Patrimônio e Probidade Administrativa, o prazo para a demissão dos servidores públicos contratados pelas prefeituras dos municípios de Davinópolis, Gov. Edison Lobão e Vila Nova dos Martírios, termina nesta semana.
A medida é resultado do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta com os municípios. Caso deixem de cumprir o acordo, os prefeitos podem ser processados por improbidade administrativa.
Com a demissão dos servidores contratados, os excedentes do concurso de 2011 serão convocados de imediato. Em Davinópolis, os servidores contratados já começaram a ser demitidos para dar lugar aos aprovados em concurso público que aguardam para começar a trabalhar. Estão previstas, ainda, a realização de mais concursos.
A informação é da Secretaria de Administração do Município. Os servidores contratados só poderão continuar ocupando as vagas dos cargos que não houver excedentes, isso somente até que um novo concurso seja realizado. A previsão é que em setembro e outubro deste ano, sejam realizados concursos públicos nos três municípios.

Búfalos reagem a ataque e fazem leão sair correndo

Caçador quase vira a caça em parque na África do Sul.

Caçador quase vira a caça em parque na África do Sul. Foto: Caters News / The Grosby Group
Um leão saiu com o rabinho entre as pernas ao tentar caçar búfalos na África do Sul.
O Rei da Selva quase virou a caça quando um grupo de búfalos reagiu à investida do felino no Kruger National Park.
Acostumado a sempre ser o temido, o leão foi surpreendido com a reação dos búfalos e pelo fato de estarem em um número muito maior.
A cena foi flagrada por Dave Woollacott, que fazia uma viagem com a esposa para festejar os 33 anos de casados.

Últimos capítulos: Disfarçada, Wanda consegue fugir da cadeia

Bandida ameaça revelar todo o esquema da máfia para a polícia, e comparsas de Lívia a resgatam no presídio

Disfarçada, Wanda consegue sair do presídio (Foto: Salve Jorge/TV Globo)
De peruca, Wanda consegue sair do presídio (Foto: Salve Jorge/TV Globo)
Quando todos achavam que Wanda (Totia Meirelles) finalmente ia pagar por seus crimes, uma reviravolta promete mudar tudo! Presa após confessar o sequestro de Aisha (Dani Moreno), a bandida ameaça revelar todo o esquema da máfia para a polícia se ficar na cadeia.
A manda de Lívia mulher chega para trocar de lugar com Wanda (Foto: Salve Jorge/TV Globo)A mando de Lívia, mulher chega para trocar de lugar com Wanda (Foto: Salve Jorge/TV Globo)
É claro que Lívia (Claudia Raia) não ia permitir que isso acontecesse. Ela manda uma mulher disfarçada visitar Wanda. As duas trocam de roupa e a bandida consegue fugir do presídio!
Na saída, Wanda é recebida por Rosângela (Paloma Bernardi), encarregada de dirigir o carro da fuga. Contente, Wanda comemora sua liberdade.
Será que a polícia vai conseguir capturá-la? Não perca esta cena, que vai ao ar na terça-feira, 7 de maio. Saiba mais sobre o capítulo.

Cristiano Ronaldo supera Messi em ranking de melhor rendimento após quatro anos

 

Cristiano Ronaldo superou Messi no ranking de rendimento, pela primeira vez, em quatro anos
Cristiano Ronaldo superou Messi no ranking de rendimento, pela primeira vez, em quatro anos Foto: Montagem com fotos Quique G. e LLuis Gene / AFP
Extra
Tamanho do textoAAA
Cristiano Ronaldo conseguiu sua primeira vitória individual contra Lionel Messi. O atacante do Real Madrid supera o argentino do Barcelona no ranking estatístico de melhor rendimento em 2013, analisado pelo site da Castrol Edge. É a primeira vez em quatro anos que o melhor jogador mundo perde o posto.
A diferença entre o português e o argentino é de apenas quatro pontos. Enquanto Cristiano Ronaldo soma 1.080 pontos, Messi tem 1076. A análise do site é feita mês a mês. Em terceiro aparece o alemão Thomas Müller, do Bayern de Munique, com 958 pontos.
Detasque na Liga dos Campeões, o polonês Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, ocupa a sétima posição, com 927 pontos. Artilheiro do Campeonato Alemão e autor de quatro gols só na semifinal da Liga dos Campeões, no chocolate aplicado em cima do Real Madrid por 4 a 1 no duelo de ida, o jogador subiu sete posições.
O melhor brasileiro colocado no ranking é o zagueiro Thiago Silva, que ocupa a 16ª posição com 832. O jogador do Paris Saint-Germain perdeu nada menos que 11 posições no ranking. Outro brasileiro no TOP 20 é o zagueiro Dante, do Bayern de Munique. O baiano somou 831 pontos e é 18º lugar. Há outros 105 atletas do Brasil na lista de 2313 jogadores analisados, de várias nacionalidades.
Ranking com os top 20:
1 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid): 1080 pontos
2 - Lionel Messi (Barcelona): 1076 pontos
3 - Thomas Müller (Bayern de Munique): 958 pontos
4 - Robin van Persie (Manchester United): 930 pontos
5 - Robert Lewandowski (Borussia Dortmund): 927 pontos
6 - Luis Suárez (Liverpool): 907 pontos
7 - Pierre-Emerick Aubameyang (Saint Etienne): 866 pontos
8 - Mario Mandzukic (Bayern de Munique): 861 pontos
9 - Karim Benzema (Real Madrid): 856 pontos
9 - Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain): 856 pontos
10 - Sergio Ramos (Real Madrid): 843 pontos
12 - Negredo (Sevilla): 842 pontos
13 - Falcao (Atlético de Madrid): 836 pontos
14 - cavani (Napoli): 836 pontos
15 - Alaba (Bayern de Munique): 834 pontos
16 - Thiago Silva (Paris Saint-Germain): 832 pontos
16 - Kroos (Bayern de Munique): 832 pontos
18 - Dante (Bayern de Munique): 831 pontos
19 - Bale (Tottenham): 828 pontos
20 - Kiebling (Bayern Leverkusen): 824 pontos

A provável nova terceira camisa do Barcelona

 

Barcelona poderá jogar de preto na próxima temporada
Barcelona poderá jogar de preto na próxima temporada Foto: Internet / Reprodução
Extra
A provável terceira camisa do Barcelona para a temporada 2013/14 já circula na internet. Basicamente todo preto e com mangas cinzas, o modelo é baseado no segundo uniforme do ano passado. A grande novidade é o novo patrocínio da equipe, com a publicidade da companhia aérea “Qatar Airways”. O primeiro veículo a divulgar a imagem foi o diário catalão “Mundo Deportivo”.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/a-provavel-nova-terceira-camisa-do-barcelona-8322098.html#ixzz2SeJUMLRH

Dono de pizzaria suspeito de atirar em menina chora ao ser apresentado

 

George Araújo se entregou, na segunda-feira (6), em Aparecida de Goiânia.
Ele vai responder pela morte da garota baleada ao defender o pai em briga.

Suspeito de atirar em menina na porta de pizzaria, em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Suspeito de atirar em menina é apresentado pela Polícia Civil (Foto: Adriano Zago/G1)
A Polícia Civil apresentou na manhã desta terça-feira (7), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em Aparecida de Goiânia, o comerciante George Araújo, dono de uma pizzaria e suspeito de atirar em uma menina de 11 anos durante uma briga com o pai dela, no último dia 27 de abril. Após ficar foragido da Justiça, ele se apresentou à polícia na segunda-feira (6) e passou a noite na Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH). Ele irá prestar depoimento ainda nesta tarde. A garota baleada teve morte cerebral constatada na noite de domingo (5), mas os aparelhos ainda não foram desligados.
Em prantos, George não se manifestou diante da imprensa durante a apresentação, mas o advogado de defesa afirma que ele está arrependido. “Ele me disse que perdeu a cabeça, errou e está preparado para responder civilmente e criminalmente. Houve todo calor da situação e, infelizmente, desencadeou na morte da criança. Porém, ele não está se furtando da responsabilidade”, enfatiza o advogado Roberto Rodrigues.
O advogado argumentou que o pai da criança deveria ter tido alguns cuidados para evitar a tragédia. “Ele também foi responsável pelo que aconteceu, pois as imagens mostram que ele usou a criança como escudo. Os dois têm que responder pela morte da criança”, declara.
Provocação
Ainda segundo o advogado, o comerciante argumenta que efetuou os disparos por ter sido provocado. “O George disse que o pai da criança chegou na pizzaria dizendo que iria resolver um desentendimento que os dois tiveram há aproximadamente dois meses. Ele disse que o homem falava ao celular dizendo que o que era dele estava chegando e também fazia gestos que mencionava que ele estava armado. Por isso, vamos trabalhar na hipótese de homicídio privilegiado, ou seja, quando a pessoa reage a uma provocação”, explica Roberto Rodrigues.

Entretanto, a delegada titular da DPCA, Marcela Orçai, que investiga o caso, afirma que até o momento o comerciante está respondendo por homicídio. “O inquérito deve ser concluído nesta semana, se conseguirmos ouvir todas as testemunhas envolvidas no caso, mas, por enquanto, o George está respondendo por homicídio duplicamente qualificado. Porém, já descartamos a hipótese de legítima defesa, pois ele efetuou os disparos sem reação das vítimas”, ressalta a delegada.

Questionada sobre o comerciante ter utilizado o carro da esposa para fugir, ela explica: “Nós estamos fazendo essa análise e ninguém deixará de ser indiciado nesse inquérito. Se for comprovada alguma participação dela no caso, ela será indiciada”, afirma Marcela Orçai.

A delegada não soube informar ainda se será pedida a prisão preventiva do suspeito nem onde ele ficará detido até a decisão da Justiça.
Morre menina baleada ao tentar defender o pai em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Kerolly Lopes, de 11 anos, teve morte cerebral constatada (Foto: Arquivo pessoal)
O crime aconteceu, segundo a polícia, após uma discussão por causa de uma pizza entre o dono de uma pizzaria, George Araújo, e o pai da menina Kerolly, o serralheiro Sinomar Lopes, que era cliente do estabelecimento. A vítima e a irmã Pérola Alves Lopes, de 14 anos, abraçaram o pai quando viram a arma apontada para ele. O suspeito então atirou três vezes. Dois disparos atingiram a adolescente, na perna e na cabeça. O atirador fugiu do local. A câmera de segurança do estabelecimento registrou toda a confusão (veja vídeo acima).
Pai de menina baleada se sente culpado por filha ter sido atingida, em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Pai de Kerolly diz que se sente culpado
(Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Quinze horas depois da confusão, o suspeito de atirar em Kerolly se apresentou em uma delegacia. Ele prestou depoimento alegando ter disparado em legítima defesa, mas não foi preso na época. A lei determina que alguém seja preso em flagrante apenas se for detido no momento do crime, depois de uma perseguição ou se ainda estiver com a arma usada. Como não havia pedido de prisão, ele acabou liberado. O advogado que o acompanhou no depoimento desistiu da defesa ao ver o vídeo em que o ex-cliente aparece disparando contra o serralheiro Sinomar Alves Lopes e as duas filhas, que tentaram protegê-lo.
No último dia 30, ele teve a prisão preventiva decretada e ficou foragido até se entregar na noite de segunda-feira.
Culpa e dor
Em entrevista ao Fantástico, o pai de Kerolly, Sinomar Lopes, declarou se sentir culpado pelo que aconteceu. “Eu me sinto culpado. O que eu estou sentindo é dor demais, é sofrimento pra caramba e mágoa, culpa demais da conta”, declarou.

Ele se emocionou e falou da angústia ao ver a filha hospitalizada. "Hoje eu queria estar no lugar dela. Queria! Eu queria ser naquela hora lá. Porque o pai mesmo é pai e herói do filho, né? Eu estou sentindo no meu coração que, naquela hora, eu não fui ninguém. Uma culpa imensa vendo aquela menina lá", desabafou o pai.

De shortinho e com a barriga de fora, Anitta visita aula de dança de bailarina

Tainá Grando está se aperfeiçoando com o stiletto, modalidade em que se dança com salto alto, e contou com a companhia da cantora nesta terça
Na ordem: Daniel Lourenço, coreógrafo de Anitta, Tainá Grando, R-Assiny, professor de dança, Anitta e Katia Volkland (Foto: Arquivo Pessoal)Anitta visitou a aula da bailarina Tainá Grando. Na foto estão, na ordem: Daniel Lourenço, coreógrafo da cantora, Tainá Grando, R-Assiny, professor de dança, Anitta e Katia Volkland (Foto: Arquivo Pessoal)
A bailarina do Faustão Tainá Grando tem feito aulas de stiletto para afiar bem seus passos de dança! E na tarde desta terça-feira, a turma da gata recebeu uma visita especial: a cantora Anitta, que arrasou e mostrou o corpão que ela diz que não tem com um shortinho e com a barriga de fora. Além dela, o coreógrafo Daniel Lourenço, o professor R-Assiny e a bailarina Katia Volkland acompanham Tainá na foto acima.
"Eu faço essa aula e hoje trouxe a Katinha para fazer também. Além disso, o coreógrafo da Anitta é meu amigo e meu professor de dança faz parte do balé dela. Eu amo a Anitta! Sei até fazer o show das poderosas (risos). Sou fã mesmo, nos ensaios do Balé do Faustão eu fico imitando ela", conta Tainá.
Tainá confessou que é fã de Anitta e até imita a cantora nos ensaios do Balé (Foto: Arquivo Pessoal)Tainá confessou que é fã de Anitta e até imita a cantora nos ensaios do Balé (Foto: Arquivo Pessoal)
Fique ligado no site do Faustão para mais notícias das gatas do Balé e no Domingão do Faustão para conferir a performance de Tainá Grando na telinha do plim-plim!

Brasileiro Roberto Azevêdo vence mexicano e vai comandar a OMC

 

Organização Mundial do Comércio é órgão máximo internacional da área.
É a primeira vez que um brasileiro assume o comando da entidade.

Roberto Azevêdo, em imagem feita em 14 de março de 2013 (Foto: Reuters/Luke MacGregor)Roberto Azevêdo, em imagem feita em 14 de março de 2013 (Foto: Reuters/Luke MacGregor)
O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo foi escolhido o próximo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o órgão máximo do comércio internacional, a partir de setembro, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O anúncio é informal; a confirmação oficial será feita pela OMC na quarta-feira (8). A decisão ainda será formalizada em reunião entre os países membros na próxima semana.
A disputa final ficou entre o brasileiro, que contou com o apoio dos países emergentes e em desenvolvimento, e o mexicano Hermínio Blanco, visto como candidato dos países ricos.
Nove candidatos se apresentaram para suceder o francês Pascal Lamy, que deixará seu posto no fim de agosto. Lamy está no cargo desde 2005.
Saíram da disputa, na primeira fase da seleção, os quatro candidatos que conseguiram menor apoio por parte da consulta feita com os 159 países-membros da OMC: Alan John Kyerematen (Gana), Anabel González (Costa Rica), Amina Mohamed (Quênia) e Ahmad Thougan Hindawi (Jordânia). Na segunda fase, deixaram a disputa o neozelandês Tim Groser, o sul-coreano Taeho Bark e a indonésia Mari Pangetsu.
É a segunda vez que o Brasil tenta emplacar no comando do órgão. Em 2005, quando Pascal Lamy foi eleito, o Brasil lançou Luiz Felipe de Seixas Corrêa para o posto. Desde sua fundação, em 1995, nunca um brasileiro ocupou a presidência da OMC, responsável por conduzir as rodadas que visam à liberalização do comércio mundial.
Um dos grandes desafios do novo chefe da OMC será reativar as negociações da Rodada Doha para liberalizar o comércio mundial, em ponto morto há anos.
Currículo do brasileiro
Azevêdo é diplomata de carreira, tem 55 anos e está no Itamaraty desde 1983.

Em nota divulgada em dezembro, na ocasião do lançamento do nome do diplomata, o Itamaraty destacou que "a candidatura brasileira representa a importância atribuída pelo país ao fortalecimento da OMC e procura contribuir para o progresso institucional da Organização e para o desenvolvimento econômico e social mundial".
O Itamaraty também chamou a atenção para a Rodada de Doha, em que o Brasil negocia para derrubar subsídios agrícolas em países desenvolvidos como forma de dar mais competitividade às mercadorias do país.
No comunicado, o ministério mencionou como objetivos da OMC a "melhoria dos padrões de vida, à garantia do pleno emprego e da renda, à expansão da produção e do comércio de bens e serviços, bem como ao uso dos recursos disponíveis em conformidade com o desenvolvimento sustentável".
A nota também lista as qualificações de Azevêdo para o cargo. Desde 2008, ele é o representante do Brasil no órgão e atua como "negociador-chave". Antes, ocupou diversos cargos relacionados a assuntos econômicos no Ministério das Relações Exteriores, tendo atuado em contenciosos como os casos de Subsídios ao Algodão (iniciado pelo Brasil contra os Estados Unidos), Subsídios à Exportação de Açúcar (iniciado pelo Brasil contra as Comunidades Europeias) e Medidas que Afetam a Importação de Pneus Reformados (litígio iniciado pelas Comunidades Europeias), além de chefiar a delegação brasileira na Rodada Doha.

Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é detido

 

Menor assaltou passageiros e violentou mulher em plena luz do dia.
Ele confessou crime e afirmou estar drogado e arrependido, diz delegado.

Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é detido. (Foto: Reprodução Arte / TV Globo)
Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é
detido. (Foto: Reprodução Arte / TV Globo)
saiba mais
O suspeito de estuprar uma mulher durante assalto a um ônibus da linha 369 (Bangu - Carioca), na sexta-feira (3), foi detido na manhã desta terça-feira (7). Segundo o delegado Carlos Augusto Nogueira, da 33ª DP (Realengo), ele tem 16 anos, confessou os crimes, se disse arrependido e alegou estar fora de si devido ao uso de cocaína.
Ainda de acordo com o policial, o detido teria dito que o motivo para os assaltos seria conseguir dinheiro para realizar uma festa de aniversário, para celebrar os 17 anos que completa no domingo (12). Além disso, ele estaria preocupado com a reação da sociedade.
O menor se apresentou à polícia próximo ao Comando de Operações Navais da Marinha, às margens da Avenida Washington Luis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O jovem morava com a mãe na favela Para Pedro, em Irajá e, segundo contou à polícia em depoimento informal ao ser detido, decidiu ir para a casa da avó, que fica próxima ao local onde se entregou.
Para fugir após cometer os crimes, o menor contou que pegou carona com um motoboy e que durante a fuga perdeu a arma, comprada em um lixão de Caxias com R$ 450 — economizado ao fazer "bicos".

Mãe apoiou entrega
Segundo Carlos Augusto, a polícia chegou até a família do suspeito através de um policial de Caxias, que disse conhecer o jovem. O delegado afirmou ainda que obteve o apoio da famíla para convencer o jovem a se entregar. “A mãe (do suspeito) pessoalmente apoiou a entrega. O jovem assumiu o crime e demonstrou arrependimento, o que eu desconfio", disse Carlos Augusto.
O jovem foi encaminhado à 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão), onde o crime é investigado.
As imagens que levaram ao jovem foram divulgadas pela polícia nesta segunda-feira (6). Elas são parte do vídeo da câmera de segurança do ônibus, que registrou o momento dos crimes. As imagens mostram o jovem agindo calma e friamente. O criminoso entrou no ônibus às 15h31, passou pela roleta utilizando um RioCard e, cerca de três minutos depois, sacou um revólver e anunciou o assalto.
Após mandar que todos os passageiros fossem até o fundo do veículo, que tem a porta localizada no centro, o criminoso ordenou que um dos passageiros recolhesse os pertences dos demais. Ele então pulou a roleta e foi passar ordens ao motorista, revelando seu rosto com nitidez à câmera.

De acordo com o delegado titular da 17ª DP (São Cristóvão), Maurício Luciano, o criminoso mandou que o motorista não parasse em nenhum outro ponto de ônibus. Depois, o criminoso retornou aos fundos do veículo pulando novamente a roleta e se sentou em um banco junto aos demais passageiros.
Maurício Luciano, que assistiu ao vídeo sem cortes, iinformou que o criminoso repentinamente ordenou que uma passageira o acompanhasse até o centro do veículo. Foi então que ele efetuou o estupro. Após cometer o ato, ainda demonstrando calma e frieza, o criminoso mandou que a vítima se juntasse novamente aos demais passageiros e esperou até que o ônibus chegasse ao local onde havia indicado. Ele então desceu próximo ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

“Alguém que tenha a coragem de estuprar uma mulher dentro de um ônibus, na frente de todos os passageiros, acreditamos que sofra algum tipo de distúrbio mental”, disse o delegado. Segundo o policial, o criminoso responderá pelos crimes de roubo com emprego de arma de fogo e estupro. Ele espera que as imagens ajudem a identificar o criminoso. O delegado pediu que denúncias sejam encaminhadas à delegacia ou ao Disque Denúncia. "Tenho certeza que ele será preso", afirmou.
Relato da vítima
A vítima relatou à TV Globo os momentos de terror que viveu dentro do coletivo.
"Ele levantou e foi para o meio do ônibus e anunciou o assalto. Ele mandou todo mundo ir para o fundo do ônibus. Pegou na minha mão e e disse 'vamos aqui na frente' e me levou para o banco especial, ali perto do motorista. Sentou, mandou eu sentar ao lado dele, me abraçou e começou a colocar a arma nas minhas costelas. Ele bateu seis vezes com o revólver na minha cabeça. Puxou meu cabelo, e colocou a arma na minha cabeça e falou assim 'coloca a tua roupa e volta pro teu lugar', descreveu a vítima do abuso.
Uma vítima do assalto, que testemunhou os momentos de agressão à mulher, contou que os passageiros foram ameaçados de morte para não reagirem.
“Ele pegou essa moça, botou ela pra frente e estuprou ela. Botou ela sentada no banco da frente, do lado dele, e ele sentado no canto e ela na ponta. Ela fazia tudo que ele mandava porque ela tinha uma arma na cabeça dela. Ele deu uma coronhada na cabeça dela. Ele dizia que ia matar a gente se a gente reagisse”, descreveu a vítima.
“Eu nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo, acho que não vou conseguir voltar a andar de ônibus”, declarou assustada a mulher que sofreu um assalto no coletivo e presenciou o abuso sexual contra a mulher de 30 anos.
A mulher estuprada é do Mato Grosso e moradora da Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Ela foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo delito e, em seguida, foi levada ao hospital para tomar um coquetel anti-HIV.
O crime ocorreu por volta das 15h30 de sexta-feira. No entanto, a polícia divulgou o fato no sábado (4). Há pouco mais de um mês, no fim de março, uma turista americana foi estuprada por mais de seis horas em uma van.
Outros casos de estupro
Em 20 de abril, um criminoso roubou uma clínica de depilação, em Bonsucesso, no Subúrbio, e estuprou uma mulher no local. De acordo com as investigações, o criminoso rendeu as funcionárias e as prendeu na cozinha da clínica, antes de violentar uma das recepcionistas.
Uma menina de 14 anos também foi vítima de estupro, na Praia do Leblon, na Zona Sul, no dia 17 de abril. O crime ocorreu no final da praia, quase na Avenida Niemeyer, via expressa que liga o bairro a São Conrado, na mesma região. Ela estava na companhia de uma amiga quando foi abordada pelo criminoso. A polícia já identificou o criminoso.
Turista estuprada em van
Em 30 de março, uma turista americana foi estuprada por três homens durante seis horas numa van que fazia o percurso Copacabana-Lapa. O namorado da vítima, também estrangeiro, estava no veículo, foi algemado, espancado com uma barra de ferro e roubado, assim como a mulher. Os criminosos alteraram o trajeto e seguiram para a Região Metropolitana. O casal foi liberado pelo grupo em Itaboraí, na Região Metropolitana. Um menor também foi detido por participação no crime.
Durante o tempo em que permaneceram com o a vítima e o namorado, os criminosos pararam em Niterói, usaram o cartão da mulher para comprar bebidas em um posto e sacar dinheiro em um Banco do Brasil. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, subiu o terceiro suspeito, que também estuprou a vítima. O caso ganhou repercussão na imprensa internacional.

Marido atinge acidentalmente mulher com arpão em Arraial do Cabo, RJ

 

Acidente aconteceu quando o marido limpava o arpão de caça submarina.
Mulher foi operada no Hospital de Araruama e passa bem.

Imagem do arpão na cabeça de Elisangela, divulgada pelo Hospital de Araruama (Foto: Divulgação)Imagem do arpão na cabeça de Elisangela, divulgada pelo Hospital de Araruama (Foto: Divulgação / SES)
A moradora de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, Elisangela Borborema Rosa, de 28 anos, foi atingida por um arpão na última segunda-feira (6). Segundo a família, ela estava na cozinha de sua casa quando foi atingida pelo arpão de caça submarina, que estava sendo manuseado pelo marido na sala. O equipamento entrou pela mandíbula de Elisangela e a ponta ficou alojada na coluna cervical.
Ela foi levada para o hospital de Arraial do Cabo e logo em seguida, transferida para o Hospital Regional de Araruama. Lá Elisangela foi atendida por uma equipe que incluiu especialistas em neurocirurgia, cirurgia vascular, geral, plástica e bucomaxilofacial.
Segundo o hospital, menos de 24 horas após a cirurgia, Elisangela passa bem e a expectativa é que ela fique sem nenhuma sequela. "Esse é o primeiro caso desse tipo que atendo aqui no hospital. A peculiaridade do acidente é que a ponta do arpão penetrou a região entre o canal anterior vertebral e o canal da medula. Caso o objeto atingisse apenas um centímetro para dentro, a paciente ficaria tetraplégica; se atingisse um centímetro para fora, alcançaria uma artéria que irriga o cérebro, levando-a ao óbito", explicou Allan da Costa, neurocirurgião que operou Elisangela.
De acordo com o médico, somente nas próximas 48 horas será possível avaliar se a
paciente ficará ou não com alguma sequela. "Ela está movimentando os dois lados, mas com pouca força no lado direito. Precisamos esperar a suspensão da sedação e retirar a traqueostomia para fazer uma avaliação completa. Se tudo der certo, ela terá alta em uma
semana", completou o médico.

Homem se feriu com arpão em Petrópolis
Em abril deste ano, Bruno Barcellos de Souza Coutinho, de 34 anos, atirou um arpão contra a própria face em Petrópolis, Região Serrana do Rio, atingindo o olho esquerdo e perfurando o crânio. Bruno se feriu acidentalmente na noite do dia 14 de abril quando limpava um arpão de pesca. Ele deu entrada no Hospital Santa Teresa, no dia 15, lúcido, depois de ter ficado cerca de 10 horas com o arpão alojado na cabeça. No mesmo dia, ele passou por uma cirurgia de emergência para a retirada do artefato. No dia 16 de abril, o paciente passou pela segunda cirurgia, dessa vez com a equipe de oftalmologia. No procedimento, os médicos conseguiram preservar o globo ocular, no entanto, a visão do olho esquerdo atingido foi perdida.

Outro caso com arpão
Em março de 2009, outra vítima de um acidente com arpão foi atendida com sucesso no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caixas, na Região Metropolitana do Rio. O pintor de automóveis Emerson de Oliveira Abreu teve a cabeça perfurada por um arpão enquanto praticava caça submarina. Um amigo que o acompanhava em um barco, viu quando ele se feriu embaixo d'água e pediu ajuda. Bombeiros do Grupamento de Socorro de Emergência prestaram os primeiros-socorros e levaram o mergulhador para o hospital estadual, onde ele foi submetido a uma delicada cirurgia para a retirada do artefato.

O arpão, segundo os médicos, penetrou 25 centímetros da região frontal direita do cérebro do paciente. Na época, o médico que realizou a cirurgia afirmou que o paciente não perdeu a visão por milímetros." A lança passou por trás do globo ocular, perto do nervo ótico. Havia muito edema na região orbital. O arpão passou perto da artéria que vasculariza o cérebro, a carótida. Se ela fosse atingida, dificilmente ele sobreviveria", explicou o neurocirurgião Manoel Moreira.
Foram 10 dias de internação sem a necessidade de uma segunda cirurgia. De lá pra cá, Emerson voltou a trabalhar e segundo seus familiares, leva uma vida normal e produtiva.

Vice de marketing rubro-negro calcula R$ 73 milhões de arrecadação com uniforme.

 

 Acordo com a Caixa Econômica Federal irá à votação nesta terça

O Flamengo tem um novo patrocinador máster. A gestão Eduardo Bandeira de Mello anunciou na tarde desta terça-feira a parceria com a Caixa Econômica Federal, que será de R$ 25 milhões anuais. A marca ficará no peito, no ombro direito e na perna esquerda. Apesar de o contrato ainda depender da aprovação do Conselho Deliberativo do clube – a votação ocorrerá na noite desta terça-feira – o presidente rubro-negro e representantes da estatal oficializaram o acordo, que terá duração de um ano, com opção de renovação até maio de 2015, ano em que termina o atual mandato.
- Foram quase cinco meses de conversas. Estamos propondo ao Conselho Deliberativo um acordo de um ano, cujo valor envolvido é de R$ 25 milhões. Maior camisa em valorização no país é a do Clube de Regatas do Flamengo com R$ 73 milhões, fora as variáveis do contrato. Não vou ficar falando sobre as questões. Tenho a expectativa que os colegas da Caixa consigam mais dois ou três anos de contrato - disse Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vice de marketing do Flamengo, referindo-se ao contrato da Caixa Econômica mais os valores da Adidas (R$ 35,6 milhões, somado a taxa de início de parceria e a verba de ações de marketing), da Peugeot (R$ 10 milhões) e da Tim (R$ 2,5 milhões).
Coletiva Flamengo novo Uniforme Patrocinio  (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Modelos apresentam novos uniformes: marca no peito, ombro e perna (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Os novos uniformes foram apresentados por duas modelos no salão nobre da Gávea. O valor anunciado pelo patrocinador máster é menor que o esperado pela diretoria. Internamente, a expectativa em um primeiro momento era de que atingisse R$ 35 milhões no somatório de cotas e ações voltadas para os esportes olímpicos. O que ficou acordado é inferior ao que paga a Caixa Econômica Federal ao Corinthians - R$ 30 milhões anuais. O contrato com o clube paulista, entretanto, prevê a utilização de dois espaços na camisa, na frente e nas costas. No uniforme rubro-negro, as costas serão ocupadas por outra marca, a da Peugeot. O espaço nas mangas continua livre e pode ser negociado.
A primeira coisa que colocamos
na mesa são as questões legais, as certidões. Sabemos como é difícil, temos conversado com outros clubes. No início, não acreditava que chegaríamos em maio com
isso resolvido. É uma parceria para muitos anos."
prometeu Clauir Luis Santos,
diretor executivo da Caixa.
- Esse namoro começou no dia 3 de janeiro. Fomos procurados assim que a diretoria assumiu, estava saindo de férias e fui atender o Flamengo. A primeira coisa que colocamos na mesa são as questões legais, as certidões. Sabemos como é difícil, temos conversado com outros clubes. Às vezes, torna-se impossível por conta da situação. No início, não acreditava que chegaríamos em maio com isso resolvido. É uma parceria para muitos anos. O contrato do Flamengo é idêntico ao do Corinthians, de 12 meses, renovável por mais 12. É assim que fechamos com todos os clubes que temos assinado e mais alguns que vamos assinar - explicou Clauir Luis Santos, diretor executivo da Caixa.
Os dirigentes rubro-negros não quiseram detalhar a parceria com a Caixa, já que ela ainda vai à votação no Conselho Deliberativo. Segundo Bap, há outras negociações em curso para novos patrocínios, mas não revelou o andamento.
- Temos espaço pelo menos para mais um patrocinador na camisa. Não posso falar ainda porque não está fechado - despistou Bap.

População cobra do governo realização de obras solicitadas por deputados.


População cobra do governo realização de obras solicitadas por deputados.

 JOÃO LISBOA – A população esta indignada com o descaso do governo do estado. As principais ruas da cidade estão intrafegaveis. Já foram destinados 10 quilometros de asfalto, fruto de emendas de deputados que fazem parte da base governista, e que por sinal, foram bem votados na eleição de 2010.
A  deputada Francisca Primo (PT), através de indicações pediu, à governadora Roseana Sarney e ao secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, solicitando, em caráter de urgência, cinco quilômetros de pavimentação asfáltica para sede do município de João.

Mas ate o momento nenhuma manifestação positiva do governo do estado.


            Francisca Primo disse que esse serviço de pavimentação irá facilitar o tráfego de veículos e pedestres. “Com a realização das obras teremos melhorias tanto nos seus deslocamentos como também proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população”.

             O deputado Dr. Pádua (PSD) também solicitou à governadora Roseana Sarney e ao secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Luís Fernando Silva, a liberação de recursos para pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de ruas e avenidas na cidade.

“A maioria das vias urbanas está intransitável com buracos e lama para todo lado, sendo necessário o apoio do governo estadual na reconstrução das ruas e avenidas que foram abandonadas nestes últimos anos pelo poder público”, disse ele. 

            O Senhor Adalberto (60), morador da Av. Pedro Neiva de Santana, pergunta o que esta faltando para que o governo do estado realize as obras de emendas destinadas pelos deputados. Uma forte cobrança do prefeito, dos deputados ou da população.

“O que tá faltando para que o governo do estado comece logo as obras tão faladas por deputados? Que o prefeito cobre e os deputados também? Vai chegar outra eleição e nada. Em eleições municipais e estaduais os deputados sobem em palanques de candidatos prometendo trazer obras para a nossa cidade, e ate o momento nada. Vai chegar outra eleição e eles vão continuar subindo nos palanques pedindo votos e prometendo obras”.

            Já a Senhora Maria (58), moradora do centro, enfatizou que o povo esta cansando de tantas promessas. “Toda eleição é essa historia. Vote no meu candidato que traremos obras para o município. O povo tá cansado desse discurso. Precisamos de ação e não de promessas de eleição. A nossa rua esta horrível. Aqui não basta emenda, tá precisando é do asfalto mesmo”, disse a moradora.
 

Vereadora Maria do Sindicato (PSB), reclama sobre o descaso administrativo que o município vem passando.

 
JOÃO LISBOA – A vereadora, realizou duras criticas ao poder executivo na ultima segunda-feira (06).
As principais criticas foram sobre o programa saúde bucal, fiscalização no transito e ruas esburacadas.
Em seu discurso na tribuna, a vereadora destacou que a população vem numa crescente reclamação sobre o funcionamento do programa saúde bucal. 
Saúde Bucal
“Antes era a falta de medicamentos. Agora é a falta de profissional. Quando aparece, atende apenas 1 hora e depois vai embora. Vamos reavaliar esta situação e corrigir. A comunidade merece um atendimento de qualidade”.
            Na última década, o Brasil avançou muito na prevenção e no controle da cárie   em crianças. Contudo, a situação de adolescentes, adultos e idosos está entre as piores do mundo. E mesmo entre as crianças, problemas gengivais e dificuldades para conseguir atendimento odontológico persistem.
Transito
            A outra critica foi sobre o desrespeito no transito. “O transito esta uma bagunça só. Tem motorista que não tão respeitando mais nada. São carros, motos e ate ônibus trafegando na contramão. O município tem que tomar uma atitude, antes que aconteça um acidente grave”.
            O Ministério Público irá notificar a prefeitura municipal solicitando a estruturação do departamento municipal de trânsito e criação de ouvidorias de transporte, no prazo de 45 dias.
Infraestrutura
Encerrando o seu discurso ela falou das ruas esburacadas, que no governo passado tava ruim agora ficou pior e a cidade tá um buraco só.
 “O município tá um buraco só. O período chuvoso já passou. Ta na hora de arrumar as ruas. A rua do Sol, tá horrível, não tem como andarmos nas ruas e fingirmos que não estamos vendo. A comunidade esta nós cobrando e estamos cobrando a quem tem que fazer alguma coisa que é o prefeito municipal”.
            Deputados estaduais através de emendas já destinaram 10 quilômetros de asfalto para João Lisboa. No entanto nada chegou ate o momento.

Prefeitura realizou cadastro para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Foram cadastradas  60 famílias

BURITIRANA – A Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal e o programa Minha Casa, Minha Vida. Realizou na manhã desta terça-feira (07), o cadastramento de 60 famílias para aquisição da casa própria.

            Dezenas de famílias se reuniram em um clube da cidade, para fazer o seu cadastramento, e assim obter a conquistar do sonho tão esperado que é o da casa própria.
            Inicialmente serão beneficiados os moradores do Bairro Alto Bonito, onde se concentra a maior parte da população que vive abaixo da linha de pobreza, seguindo assim os critérios do programa que enquadram na condição de necessitados extremos.

O Prefeito Vagtonio Brandão (PR).
            O Prefeito Vagtonio Brandão (PR), durante seu pronunciamento destacou a importância dessas ações.
“Em nosso governo a preocupação maior, é sem dúvida, o povo mais carente. Hoje estamos no bairro Alto Bonito, que em breve será todo asfaltado. Nossas ações estarão voltadas para toda a comunidade, tanto da sede, povoados e assentamentos. Estamos sempre em busca de programas estaduais e federais para o bom desenvolvimento do nosso município”, destacou o prefeito.

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos