domingo, 19 de maio de 2013

Peixe x Timão: clima de 'despedidas', tetra inédito e busca de redenção

Na mira de Barça e Real, Neymar pode sair com conquista histórica. Já Paulinho, alvo do Inter de Milão, quer título para compensar Libertadores

MONTAGEM - Neymar santos e Paulinho Corinthians (Foto: Montagem sobre fotos de Ricardo Saibun / Santos F.C e Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Neymar e Paulinho: despedida? (Montagem sobre
fotos de Ricardo Saibun e Daniel Augusto Jr)
Discreto. Eficiente. Improvável goleador. Mistura da raça exigida por corintianos com a técnica apreciada por quem gosta de futebol: esse é Paulinho. Chamativo, craque. Repertório inesgotável de dribles. O melhor jogador do Brasil. Traz no DNA a molecagem dos Meninos da Vila: esse é Neymar. Pessoas diferentes. Jogadores de estilos opostos. Mas ligados pela tradição do centenário clássico alvinegro. Eles são os destaques das equipes finalistas do Paulistão e, para tristeza das duas torcidas, a decisão deste deste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pode ser a última dos dois pelos clubes alvinegros.
Na mira de Barcelona e Real Madrid, Neymar poderá selar o fim de um casamento de muitos títulos levantando o troféu do inédito tetracampeonato estadual. E Paulinho briga pela redenção corintiana, após a eliminação na Libertadores, com um título que a Fiel conhece mais do que ninguém (são 26 conquistas estaduais), mas que ainda está em falta na chamada "era Tite". Tudo sob os olhares da Inter de Milão, que tentará nova investida sobre o volante na janela do meio do ano.
Após a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, domingo passado, no Pacaembu, basta ao Timão um empate para quebrar a sequência de títulos santistas. Se quiser fazer história e virar o único time a ser tetra do Paulistão na era do profissionalismo, o Peixe precisa vencer por dois gols para levantar a taça após o tempo normal. Se vencer por um gol, força a decisão por pênaltis.
Depois da exclusão do árbitro Rodrigo Braghetto, que tem uma empresa prestadora de serviços ao Corinthians - ele decidiu se aposentar da profissão -, Guilherme Ceretta de Lima foi escalado para mediar o clássico. Ele será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a decisão em Tempo Real, com vídeos, e a TV Globo transmite a partida ao vivo para os estados de SP, RJ, PR, TO, MS, MT, SE, AL, PE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, PE e RS (à exceção das cidades de Pelotas e Rio Grande).

header as escalações 2
Santos: Muricy Ramalho não confirmou a equipe, mas sinalizou que deve repetir a formação utilizada no segundo tempo da primeira final. Se confirmar essa possibilidade, o time titular terá as entradas de Felipe Anderson e André. O comandante diz ainda aguardar até o último momento por Montillo, mas o mais provável é que o argentino só retorne contra o Joinville, na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil. Assim, o provável Santos é o seguinte: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Felipe Anderson (Montillo); Neymar e André (Miralles).
Corinthians: apesar da eliminação da Taça Libertadores da América no meio de semana, o técnico Tite manteve a formação que vem utilizando desde o início do mata-mata do Paulistão. Alexandre Pato segue no banco de reservas. O meio-campo será composto por Danilo, centralizado, com Emerson Sheik e Romarinho pelas pontas. O Timão começa o jogo na Vila Belmiro com Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson Sheik; Paolo Guerrero.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Santos: Giva (pubalgia) e Montillo (estiramento coxa esquerda).
Corinthians: Jorge Henrique (afastado por indisciplina), Renato Augusto (lesão no músculo posterior da coxa direita) e Guilherme Andrade (lesão grave no joelho).

header fique de olho 2

Santos: Neymar. Com a artilharia do Paulistão praticamente consolidada, craque do Santos soma 12 gols no estadual, mas não marca desde o dia 17 de abril, na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo-PI. Desde então, são cinco jogos em jejum. Na finalíssima, o Peixe conta com ele para reverter a vantagem do Corinthians.
Corinthians: Paulinho. Autor do primeiro gol do Timão na vitória no jogo de ida contra o Peixe e também do único gol no empate com o Boca Juniors, no meio de semana, ele se consolidou como peça imprescindível do meio-campo corintiano, especialmente pelos avanços rápidos. É uma preocupação a mais para a defesa adversária.

header o que eles disseram

Muricy Ramalho, técnico do Santos: “Todas as decisões são importantes, vivemos disso. Esse grupo é renovado e já deu resultado. Isso é importante. O tetracampeonato vai ficar para a história. A gente vive disso e, graças a Deus, estou em mais uma final”.
Tite, técnico do Corinthians: "A responsabilidade não modifica porque saímos da Libertadores, a responsabilidade é sempre de títulos, vai sempre ter o mesmo peso. Grandes trabalhos sempre disputam títulos. Nossa ambição é grande por essa conquista".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na
Futpédia
* Clássico mais antigo do futebol paulista, Santos e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez no dia 22 de junho de 1913, no Parque Antarctica, que futuramente teria o nome trocado para Palestra Itália. Em partida válida pelo Paulistão, o Santos venceu por 6 a 3, gols de Milton (duas vezes), Arnaldo (duas vezes), Ambrósio e Ricardo. César Nunes, Luis Fabi e Peres descontaram para o Timão.
* Santos e Corinthians terminaram nas duas primeiras posições do Paulistão em oito oportunidades, seis delas em campeonatos por pontos corridos. O Timão levou a melhor em 1928 e 1929. Já o Peixe foi campeão em 1955, 1962, 1968 e 1984.
* No século 21, de 2001 para cá, esta é apenas a quarta vez que o Paulistão tem uma decisão entre dois grandes do estado. Em 2003, Corinthians e São Paulo fizeram as finais e o Timão foi campeão com duas vitórias por 3 a 2. Em 2009 e 2011, Corinthians e Santos decidiram o título, com cada equipe levando o troféu uma vez.
* Desde o Brasileirão de 2006 que não acontece uma vitória por mais de dois gols de diferença nos jogos entre Santos e Corinthians. A última vez que isso aconteceu foi no dia 5 de outubro, na vitória santista por 3 a 0 no Pacaembu, gols de Kleber, Zé Roberto e Leandro.
header último confronto v2
Corinthians e Santos se encontraram no estádio do Pacaembu, no último domingo, pelo jogo de ida da decisão do Campeonato Paulista. Superior na partida, o Timão teve chance de abrir grande vantagem, mas não aproveitou as oportunidades. Abriu 2 a 0, com gols de Paulinho e Paulo André, ambos em jogadas de bola parada, mas deixou o Peixe descontar no fim, com o zagueiro Durval.

Aécio é eleito presidente do PSDB com 97,3% dos votos do partido

 

Do total de 535 votos da eleição partidária, senador mineiro obteve 521.
Delegados tucanos participaram de convenção nacional neste sábado.

Com 97,3% dos votos dos integrantes do partido, o senador Aécio Neves (MG) foi eleito neste sábado (18) presidente nacional do PSDB. A convenção nacional da legenda oposicionista lotou o centro de convenções de um hotel de Brasília. Segundo a assessoria da sigla, entre governadores, parlamentares, prefeitos e militantes, cerca de 4 mil tucanos compareceram ao evento partidário.
Senador tucano Aécio Neves (MG) é saudado por correligionários durante convenção nacional do PSDB realizada no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, neste sábado (18) (Foto: Ed Ferreira/ Estadão Conteúdo)Senador Aécio Neves (MG) é saudado por correligionários durante convenção nacional do PSDB em Brasília, neste sábado (18) (Foto: Ed Ferreira/ Estadão Conteúdo)
Potencial candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, Aécio obteve 521 dos 535 votos dos delegados eleitos para escolher o sucessor do deputado federal Sérgio Guerra (PE) no comando do partido. O presidente do PSDB tem como função liderar as ações da sigla em época de eleição, administrar divergências internas e articular alianças nacionais e regionais.
Queremos tirar o país das garras de um partido político que se esqueceu de suas origens e da sua história. [...] Não vamos enfrentar apenas um partido, mas um partido que se encastelou no poder"
Aécio Neves, após ser eleito presidente do PSDB
Em um discurso de 25 minutos (veja íntegra), Aécio agradeceu a presença da militância e o voto de confiança para que ele conduza o partido em meio à eleição presidencial de 2014. Ovacionado pelos correligionários, o parlamentar mineiro teceu uma série de críticas à administração petista no governo federal e avaliou as dificuldades que a oposição irá enfrentar na tentativa de derrotar Dilma nas urnas.
“Queremos tirar o país das garras de um partido político que se esqueceu de suas origens e da sua história. [...] Não será fácil a nossa missão, mas está longe de ser impossível. Não vamos enfrentar apenas um partido, mas um partido que se encastelou no poder”, afirmou. “Hoje, vocês podem imaginar, é um dia diferente. Hoje, presidente Fernando Henrique, não realizamos apenas mais uma convenção. Hoje, nós nos reencontramos com a nossa história”, disse.
A eleição que alçou Aécio ao principal posto do PSDB reuniu os principais expoentes da legenda, inclusive o ex-governador paulista José Serra, um dos principais rivais do novo presidente do PSDB, e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Aliados históricos, DEM e PPS também prestigiaram o evento.
Fernando Henrique Cardoso ficou sentado à direita do senador mineiro, na primeira fila do palco reservado aos dirigentes, durante todo o evento. Já na cadeira posicionada à esquerda de Aécio estava o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tucano que administra o estado mais populoso e rico do país.
Ainda que, oficialmente, a eleição tucana fosse apenas um evento de troca de comando interno, ela ganhou ares de campanha eleitoral para a corrida pelo Palácio do Planalto. Praticamente, todos os oradores aproveitaram os holofotes para defender a candidatura de Aécio para a sucessão da presidente Dilma Rousseff e criticar a gestão do PT.

Projetado em um telão de 180º, Aécio também utilizou a primeira declaração pública como presidente do PSDB para enaltecer os oito anos em que FHC esteve à frente do Planalto (1995-2002). O senador afirmou que foi durante a gestão do tucano que o país conseguiu estabilizar a economia e criar políticas públicas que, segundo ele, teriam sido os precursores do Bolsa Família.

Na visão do senador mineiro, “o Plano Real (lançado por FHC na gestão de Itamar Franco) foi o maior programa de transferência de renda da história brasileira”. “Fomos o partido da estabilidade econômica, o partido das privatizações que tão bem fizeram ao Brasil. Fomos o partido que permitiu que milhares de brasileiros voltassem a consumir”, destacou o senador.

O PSDB tem hoje a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados, com 49 representantes, e 12 parlamentares no Senado, mesmo número de cadeiras ocupadas pelo PT - atrás apenas do PMDB, que possui 20 senadores. O partido é a principal sigla da oposição nas duas Casas. Nas cinco regiões do país, os tucanos têm oito governadores eleitos, incluindo o estado de São Paulo, unidade federativa mais populosa e rica.
Para que uma base paquidérmica? Para não fazer absolutamente nada, para colocar a Câmara e o Senado de cócoras, de joelhos"
Aécio Neves
Críticas ao governo
Aécio usou de ironia para criticar o amplo número de ministérios da presidente Dilma. De acordo com ele, o Sri Lanka, país asiático que seria o campeão mundial em número de ministérios, com 53 pastas, tem de “se cuidar” para não perder o troféu para o Brasil, que, atualmente, possui 39 ministros.

Ele reclamou ainda da maneira como Dilma lida com o Congresso Nacional. Para o presidente eleito do PSDB, a presidente coloca a Câmara e o Senado “de cócoras e joelhos” diante de suas vontades. “Para que uma base paquidérmica? Para não fazer absolutamente nada, para colocar a Câmara e o Senado de cócoras, de joelhos”, disparou.

As duras palavras proferidas por Aécio contra o governo do PT motivaram a militância, que, a todo momento, interrompia seu discurso com aplausos e gritos de apoio.

“Onde estiver o PSDB, estejam seguros, estará a defesa intransigente da ética e da democracia. Os nossos adversários querem colocar um garrote no Supremo Tribunal Federal, limitar o poder de investigação do Ministério Público e censurar a imprensa”, observou.

Não vou colocar minhas paixões à frente da razão. Em 2014, vou continuar a favor da unidade das oposições"
José Serra, derrotado nas duas últimas eleições presidenciais
Oposição unida
Derrotado duas vezes por candidatos do PT em disputas presidenciais (2002 e 2010), o ex-governador de São Paulo José Serra foi um dos tucanos que usou os microfones do evento para saudar a escolha do novo comandante do PSDB. Em sua fala, contudo, Serra evitou citar a provável candidatura de Aécio ao Planalto em 2014.

Apesar de o senador de Minas ser a estrela do evento, Serra foi intensamente aplaudido pelos militantes do PSDB ao ser anunciado como orador. Ele usou seu discurso para reclamar do governo do PT, o qual classificou de “autoritário” e prometer que irá trabalhar para unir os partidos oposicionistas no ano que vem, na eleição presidencial.

“Não vou colocar minhas paixões à frente da razão. Em 2014, vou continuar a favor da unidade das oposições. Os que estão aqui hoje, estarão juntos em 2014”, disse Serra.

Bênção de FHC
Aos 81 anos, o ex-presidente Fernando Henrique relatou aos integrantes do PSDB que quase chorou ao perceber nos discursos que o antecederam a valorização de seu legado. “Há uma vontade de renovação que não joga fora o passado”, avaliou.

Sem citar nomes, FHC disse que, para ele, é “muito difícil” quando ouve “gente que não tem qualificação reinventando a história”. Quando vejo isso [tentativas de desqualificar seu governo], não tenho revolta ou sentimento pessoal. Tenho tristeza. Para que, meu Deus? Por que não reconhecer o que foi feito?”, indagou.

Há uma vontade de renovação que não joga fora o passado"
Fernando Henrique Cardoso sobre mudança no comando do partido
Fernando Henrique também ressaltou aos integrantes da legenda que, durante os oito anos em que comandou o país, o PT fez uma oposição “feroz” contra ele. O ex-presidente recordou que, em 1993, quando ele tentou promover mudanças no setor portuário brasileiro, os petistas foram contra a abertura dos portos para a iniciativa privada.

“O tempo todo descobriam o que não havia, como esquemas de corrupção, porque queriam o poder. Para fazer o quê?”, queixou-se.

No entendimento de FHC, os dois governos do PT na Presidência não fizeram nenhuma reforma “importante” para o Brasil. “E quando faz [reforma], faz de forma atabalhoada”, criticou.

Sob os olhares atentos dos correligionários, o ex-presidente recomendou que Aécio “coloque sua juventude e entusiasmo” a serviço do país para que o Brasil consiga dar um novo salto.

Aliança para 2014
Assediado pelo PSB para apoiar uma possível candidatura do governador pernambucano Eduardo Campos à Presidência, o PPS anunciou neste sábado que o partido de oposição estará ao lado de Aécio Neves na eleição do ano que vem.

Em meio ao seu discurso no evento tucano, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), assegurou ao PSDB que, “sem nenhuma dúvida”, as duas siglas estarão unidas na corrida pelo Planalto. “Estaremos juntos em 2014, sem nenhuma dúvida. A oposição brasileira precisa ter unidade”, afirmou.
Freire, no entanto, advertiu aos tucanos que a tentativa de impedir o quarto mandato consecutivo do PT na esfera federal não será fácil. “Vamos enfrentar tempos difíceis. O governo vai utilizar de todos os instrumentos para tentar fazer dessa eleição um jogo de cartas marcadas”, disse.
O senador Cássio Cunha Lima (PB), um dos vice-presidentes do PSDB eleitos, afirmou que, considerando a proximidade da campanha eleitoral de 2014, é importante para o partido que Aécio assuma a presidência do PSDB.
"Ele [Aécio] passa a ter mais legitimidade para visitar o país. Passa a ter o apoio logístico do partido que é importante para os deslocamentos nesse país continental que temos. E passa a contar com a disponibilidade de uma ampla agenda de visita aos estados e cidades para que a mensagem dele seja levada ao maior número possível de brasileiros durante a pré-campanha."

Governo federal desmente boato sobre suspensão do Bolsa Família

 

Informação sobre fim do benefício gerou tumulto em estados do Nordeste.
Programa beneficia 13,8 milhões de famílias no país com repasse de dinheiro.

Por meio de nota oficial divulgada na noite deste sábado (18), o governo federal desmentiu boatos sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família, programa social de transferência de renda que beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país - veja abaixo a íntegra da nota.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família"
Nota oficial divulgada pelo governo federal
Informações sobre o fim do pagamento do benefício geraram tumultos em estados do Nordeste, como Alagoas, Paraíba e Maranhão. Nesses locais, beneficiários correram às lotéricas após o boato de que o rebecimento de valores só seria feito até este sábado.
"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa", diz a nota.
Beneficiários do Bolsa Família lotaram agências na tarde deste sábado (18) (Foto: Walter Paparazzo/G1)Beneficiários do Bolsa Família lotaram agências de João Pessoa na tarde deste sábado (18) (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Em João Pessoa, beneficiários se dirigiram a agências bancárias após o boato, e a Polícia Militar teve de ser acionada. "O Centro Integrado de Operações Policiais recebeu a informação de que todas as agências bancárias estavam sendo literalmente invadidas por beneficiários do Bolsa Família. Então, foram mobilizados policiais do 1º, 5º e 7º batalhões", disse o tenente-coronel Almeida Martins, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar.
Em Maceió e Arapiraca, no estado de Alagoas, houve tumulto e confusão em diversas lotéricas. "Fui apenas avisada que precisava fazer o saque hoje porque a presidente Dilma Rousseff suspendeu o benefício e que todo mundo só teria até hoje para fazer o último saque", disse a dona de casa Luciene Alves, 39, que saiu de casa às pressas com um bebê de colo após receber a informação de vizinhos de que teria até a meia noite deste sábado para sacar o benefício do governo federal.
No Maranhão, pelo menos nove máquinas de autoatendimento em agências da Caixa Econômica Federal (CEF) foram depredadas por conta de boatos de que o programa Bolsa Família seria finalizado.
Na nota oficial, o Ministério de Desenvolvimento Social, que administra o Bolsa Família, informou que o benefício será mantido por conta da estratégia da superação da miséria no Brasil. "É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."
A Caixa também divulgou nota afirmando que o calendário de pagamentos está mantido. "A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje [sábado] seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família."
Veja as notas oficiais divulgadas:
"MDS desmente suspensão do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."
"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101."

Fundação recebe inscrições para o Prêmio Fapema 2013

 
A nona edição da mais importante premiação científica do Maranhão, o Prêmio Fapema 2013, cujo edital foi lançado na quinta-feira (16), vai distribuir R$ 200 mil entre os pesquisadores, com prêmios que variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil. A iniciativa, que chega a sua nona edição, é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Destinado a alunos de ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, profissionais da comunicação, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”, o Prêmio Fapema traz, em 2013, o tema “Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão”. Os trabalhos inscritos, no entanto, não precisam obrigatoriamente seguir esta temática.
Nesta edição, serão aplicados R$ 200 mil em premiações em dinheiro, além de troféus e certificados. Os prêmios, que variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil, serão distribuídos entre as categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.
Segundo a diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra, a premiação é um estímulo à produção científica do Maranhão. “Além de popularizar a ciência e reconhecer o trabalho dos pesquisadores, o Prêmio Fapema é uma poderosa ferramenta de fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso Estado. Existem muitos talentos no Maranhão que, muitas vezes, só precisam de um incentivo como este”, afirmou.
De forma unânime, pesquisadores já premiados em edições anteriores concordam com a importância do Prêmio. A bióloga Éville Ribeiro, premiada na categoria “Tese de Doutorado”, se sentiu muito satisfeita com o reconhecimento em 2012. “A iniciativa da Fapema é muito boa. Seria muito bom se as agências de fomento de todo o Brasil seguissem esse exemplo”. Para a médica veterinária Alana Lislea de Sousa, vencedora da categoria Pesquisador Sênior em 2011, o empenho da Fapema é bastante significativo. “Nos últimos anos, tem sido notório o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado. Este prêmio, que vem coroar os esforços dos pesquisadores, é uma homenagem que se estende ao Maranhão e, porque não, ao Brasil”, disse.
Já consagrado como premiação científica mais importante do Norte/Nordeste, o Prêmio Fapema tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, bem como premiar iniciativas empresariais ou pessoais que tenham contribuído para a preservação do conhecimento, com impactos e resultados para a sociedade.
O edital na íntegra com as informações detalhadas está disponível no portal da Fapema na Internet, no seguinte endereço: www.fapema.br/premio. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto de 2013.

Economistas receberam treinamento em elaboração e análise de projetos em São Luís

 

O Conselho Regional de Economia, em atendimento a solicitação do BNB, realizou em São Luís, nas duas primeiras semanas do mês de abril, um curso de 48 horas-aulas em Elaboração e Análise de Projetos. O professor Alberto Maia, economista, mestre em educação e doutor em Gestão de Empresas, ministrou o programa “Como Elaborar um Projeto de um Novo Empreendimento”, sendo a parte institucional ministrada por três funcionários designados pelo BNB.
A iniciativa do curso partiu da própria gerência do BNB em São Luís, em face da alta carência de projetistas para a elaboração de projetos visando investimentos para um novo empreendimento na área comercial. O professor Alberto Maia fez uma severa crítica às escolas de economia da região: “Formar economistas doutrinários, sem uma forte base matemática, fundamentada, sobretudo, nos modelos macroeconômicos, com ênfase principalmente na função financeira da empresa, que, neste caso, responderia com competência a essência do papel da microeconomia, conduz, inapelavelmente, ao fracasso profissional do economista neste Estado. O mercado necessita de economistas técnicos e não doutrinários. Disse ainda o professor Alberto Maia que o economista deve sair da Faculdade com as competências e as habilidades necessárias para elaborar um projeto de um novo investimento: é um absurdo submeter o bacharel em economia a um custo adicional pesado em uma Pós-Graduação de 12 meses em Elaboração e Análise de Projetos e finalizou dizendo: “Espero que o BNB oportunize a todos os economistas que se habilitem na área, indistintamente do valor do empreendimento, a fim de não correr o risco de proteção e\ou reserva de mercado a um único profissional.

Agrobalsas atinge R$ 277 milhões em volume de negócios

 

 
Prevista para gerar um volume de negócios de R$ 200 milhões, a 11ª edição do Agrobalsas superou as expectativas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) e atingiu R$ 277 milhões na comercialização de máquinas agrícolas, veículos leves e pesados, implementos, insumos, financiamentos agrícolas e prestação de serviço.
O evento, que teve o apoio do Governo do Estado, é realizado pela Fapcen e aconteceu no período de 13 a 17 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas. A data para o próximo Agrobalsas já está definida: 12 a 16 de maio de 2014.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, participou do evento e ressaltou que o Agrobalsas é uma feira que cada vez mais se destaca no calendário de eventos agropecuários realizados no Brasil. “Vemos que os empresários rurais não só do Maranhão, mas também de outros estados do país, aproveitaram a feira para fazer negócios, com a aquisição de máquinas e implementos a preços menores do que os praticados no mercado, que é o que o Agrobalsas oportuniza, com a divulgação de novas e modernas tecnologias”, avaliou.
Cláudio Azevedo participou do Agrobalsas em atividades que incluíram palestra sobre o Programa de Agricultura de Baixo Carbono no Maranhão (ABC) que a Sagrima está implantando, além de ter presidido a reativação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Grãos, que está sendo reestruturada pela secretaria estadual.
A Sagrima e seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), foram um dos 290 expositores que participaram do Agrobalsas 2013, com a instalação de um estande no local.
O presidente da Fapcen, José Antônio Görgen, afirmou que muitos produtores só compravam máquinas em feiras de outros estados. “Muitos deles não tinham o costume de comprar esses equipamentos em feiras do Maranhão. No entanto, eles perceberam que a nossa feira não perde em nada para outras realizadas fora do estado. Temos como exemplo, um produtor da cidade de Guaraí, estado do Tocantins, que comprou um trator e uma colheitadeira na minha empresa”, informou Gorgen, que também é proprietário da Risa Máquinas.
Ele disse que no Agrobalsas 2012sua empresa comercializou de R$ de 7 milhões a R$ 8 milhões, e que este ano, com a venda de máquinas, implementos agrícolas, fertilizantes e sementes, o volume de negociações foi de aproximadamente R$ 40 milhões.
No entanto, o Agrobalsas não se caracteriza apenas pela comercialização de máquinas, implementos agrícolas e insumos. Os animais também estão sendo alvo de produtores de outros estados, interessados na melhoria genética de seus animais, como é o caso do criador Ricardo Kühni, de Sairé, Pernambuco.
Ele levou bovinos da raça Nelore para expor no Agrobalsas e, em conversa com o agropecuarista Carlos Araújo, de Grajaú, no Maranhão, fechou um acordo para melhoramento genético dos dois rebanhos. “Valeu a pena participar do Agrobalsas. É uma feira interessante que fortalece a região e uma ótima oportunidade pra formar parcerias e efetuar vendas”, avaliou Ricardo Kühni.
Na avaliação do fiscal agropecuário do escritório regional de Balsas da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Karlos Yuri Pedrosa, os animais que participaram desta edição do Agrobalsas vieram com uma melhor genética do que nos anos anteriores, além de um preço mais elevado.
Ele informou que foram expostos durante a feira 79 bovinos, 20 caprinos e 45 ovinos. “A Aged é responsável pela recepção dos animais, onde é feita a inspeção e verificada toda a documentação sanitária dos mesmos”, explicou ele, informando que esse trabalho foi iniciado uns 15 dias antes da feira, com a vistoria do parque, correção dos bebedouros e verificação dos tratadores de animais.
O Agrobalsas 2013 foi incluído na agenda do Governo Itinerante da governadora Roseana Sarney, que esteve no evento na quarta-feira (15), onde assinou o edital de licitação para elaboração do Projeto do Anel da Soja, uma antiga reivindicação dos produtores da região, que são responsáveis por cerca de 95% da produção maranhense de soja.
Estudantes participam do Agrobalsas 2013
Estudantes do ensino fundamental, médio e também universitários aproveitaram o Agrobalsas, não só assistindo às palestras, realizando trilhas ecológicas e visitando as vitrines tecnológicas, mas também realizando pesquisas.
A estudante do 2º ano do ensino médio, Thaís Maria Hendges, estava visitando o Agrobalsas e observando os animais para responder a uma pesquisa sobre empreendedorismo e sustentabilidade. “Estamos realizando essa pesquisa para elaboração de um trabalho que faz parte das disciplinas de Geografia, Biologia e Empreendedorismo”, revelou.
Dirigido a estudantes do ensino fundamental, a Aged realizou o projeto Fazendo Educação, com palestras que abordaram o tema “uso correto e seguro de defensivos agrícolas”. Destaque também para o projeto Formação de Agentes em Práticas Agropecuárias, com palestras sobre o “Uso correto de Agrotóxicos e Destinação de Embalagens Vazias”, que voltadas para alunos da Escola Família Agrícola de Balsas.
Participaram dos projetos da Aged, 274 alunos da Escola Família Agrícola, do Instituto Federal do Tocantins e de escolas municipais da zona rural e urbana de Balsas.
Ao todo, o Agrobalsas recebeu a visita de 20 escolas da rede municipal, sendo cinco do Tocantins e Piauí, de onde também vieram estudantes das universidades federais, além da Uema e de universidades particulares de Balsas.

Desconhecido é assassinado próximo ao antigo terminal rodoviário

 

 
Encontra-se no Instituto Médico Legal (IML) o corpo de um homem desconhecido que foi assassinado no fim da noite dessa sexta-feira (18), na Rua Tupinambá, próximo ao antigo terminal rodoviário.
O desconhecido, um homem negro, de estatura mediana, aparentando ter entre 30 e 35 anos, trajando bermuda branca e camiseta nas cores vermelha e branca, parecida com a camisa do Cavalo de Aço, foi assassinado com um tiro no ouvido direito, que teria sido disparado por um elemento que teria chegado ao local conduzindo uma motocicleta Honda BIZ cor preta.
Com esse assassinato, foram três ocorridos nessa sexta-feira, sete na semana, dez em maio e 36 de janeiro até agora. Vale ressaltar que esses números foram contabilizados até ontem.
Identificado
Na manhã desse sábado (18), foi identificado o corpo do homem assassinado na madrugada dessa sexta-feira (17) na Rua Niterói, bairro da Caema, até então conhecido apenas pelo apelido de “Pancadinha”. Trata-se de João da Silva Alves, 36 anos, que é natural de Fortaleza, mas residia em Imperatriz.
João da Silva Alves foi reconhecido pelo sogro, o Toinho, que foi resgatar o corpo do IML a pedido do pai da vítima, que reside em Fortaleza.
João da Silva Alves era usuário de droga e pode ter sido dívida com traficantes o motivo do seu assassinato.
 
 

Fazendeiro é preso acusado de roubo de gado

 

 
Policiais do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, núcleo de Imperatriz, com apoio da Polícia Civil e Militar, prenderam nessa sexta-feira (17) o fazendeiro Helenez Sousa Pires, 34 anos.
Os policiais cumpriram mandado de prisão em desfavor de Helenez, expedido pelo juízo da comarca de Porto Franco, onde responde a uma ação criminal sob acusação de roubo de gado.
Em diligências realizadas
na fazenda do acusado, localizada nos arredores do município de Porto Franco, os policiais apreenderam duas espingardas calibre 12 e cartuchos do mesmo calibre ainda intactos. Segundo o delegado Tiago Bardhal, que comandou a operação no cumprimento do mandado de prisão em desfavor de Helenez, essas armas eram usadas para as ações criminosas.
O Delegado Bardhal informou que Helenez Sousa Pires estava sendo investigado por participação em roubo de gados na região de Porto Franco e de cidades adjacentes.
Helenez Sousa se encontra preso na Delegacia de P
orto Franco, esperando vaga na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), antiga Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), para onde será transferido.
 
 

 

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos