quarta-feira, 15 de maio de 2013

A "DIARREIA CEREBRAL" DO ASSESSOR...

 

Creio na história política de Imperatriz poucas vezes houve, se é que um dia houve, um vereador ou um grupo de vereadores, que recebessem tanto apoio popular espontâneo como está acontecendo com os vereadores Rildo Amaral-PDT, Carlos Hermes-PCdoB, Marco Aurélio-PCdoB e Aurélio Gomes-PT.
Portanto um indivíduo que diz que um desses nobres edis está "morto politicamente" por estarem cumprindo seu papel de legislador municipal, fiscalizando o executivo e ficando ao lado do povo, não sendo subordinados às vontades do executivo, não merece atenção nem credibilidade, por sinal, creio que nunca teria tanta atenção se não fosse a repercussão que o registro de Boletim de Ocorrência dos vereadores que entenderam ter sua integridade física em risco...
A "diarreia cerebral" começa a ser justificada quando se destaca que o seu ator é assessor de um dos vereadores que está em situação oposta aos citados, um dos mais defenestrados pela opinião pública por sua postura de desprezo e desrespeito às necessidades da cidade e com único e exclusivo foco na defesa dos interesses de minorias, públicas e privadas, que divergem, e muito, dos interesses da população imperatrizense.
Seria inveja ou desespero, ou seriam as duas coisas juntas, de qualquer forma não são bons sentimentos, mas não há muito o que se esperar de quem se posiciona contra a educação e favor de empresas nocivas à população como a VBL...
Se quem elege é o povo, que está colocando em risco sua carreira política???
Na era da informação em que vivemos, as ações dos políticos são vistas e analisadas, em alguns casos, em tempo real, foi-se o tempo em que vereador fazia "merda" e seus pares escondiam tido "debaixo do tapete" e os fatos ficavam restritos a dossiês nas mãos de alguns que os guardam para serem usados em momentos mais convenientes...
Para se ter uma ideia do apoio popular aos vereadores de a favor do povo, em 23/04/2013 manifestei meu apoio aos nobres edis e publiquei no FACEBOOK, através de uma imagem, o resultado pode ser avaliado pelos quase 600 compartilhamentos até o presente momento, menos de 10 dias, se fosse também os apoia compartilhe também e mostre que é a favor de quem defende os interesse do povo, clique no LINK!!!

CARTA AOS PAIS DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ...


"MADEIRETES" E PROFESSORES: DE QUEM É A CULPA DA GREVE E QUEM COLOCOU OS "PULHAS" NO PODER???

 
Fico indignado dois aspectos da greve dos professores do município: os "meninos" dos Madeira, os "Madeiretes", colocando a culpa da greve nos professores, e nos professores que votaram em seus atuais algozes...

Dos "Madeiretes" não espero muita coisa, mas eles se superam a cada dia, e ainda conseguem me surpreender, já vi secretário dizer que quem deveria estar em greve era o Prefeito e vereador dizendo que a culpa da greve era dos próprios professores. A que ponto chega o ser humano para se vender dessa forma. Primeiro o professor não tem o poder de aumentar o próprio salário, como fizeram o Prefeito e seus "Madeiretes", os professores são vítimas de um governo municipal que se espelha nas pseudo-democracias que na verdade são ditaduras, como infelizmente acontece em Imperatriz, onde a imprensa livre e qualquer pessoa que se posiciona contra o governo, é coagida a calar-se, uma das principais características desse tipo de regime...
Tanto o Prefeito e seus "Madeiretes" foram eleitos por voto direto, e muitos dos pulhas que estão na câmara e na prefeitura, receberam votos de professores. Professor que acreditou que uma senhora que fez campanha como vereadora da educação apoiada pelo "filhote de ditador", que ocupa a pasta da educação, apoiaria a classe que pertence contrariando seus "padrinhos políticos", foi no mínimo ingênuo. Isso sem falar que muitos dos pulhas não valorização a educação, porque não a tem...
    A estratégia da Prefeitura, que até que provem o contrário, não tem como comprovar o uso dos recursos da educação para outros fins de direito, que impossibilita o uso na remuneração dos educadores, é cansar a classe e não sentar para negociar, pois ditador não dialoga com o povo...

    PELO BEM DA EDUCAÇÃO PROFESSORES AGUARDARÃO DECISÃO JUDICIAL, REFERENTE ÀS REIVINDICAÇÕES, EM SALA DE AULA...

    É comum que déspotas, em sua extrema soberba, menosprezem a educação e o povo, por temer que o povo educado e informado, não dê créditos a sua falácia e fuja do seu controle tirânico.
    Com uma estratégia digna dos mais desprezíveis governantes absolutistas da história, o prefeito de Imperatriz e seus "madeiretes" cansaram professores que nada mais exigiam do que os seus direitos de conhecerem os verdadeiros números da contabilidade da secretaria de educação, que deveriam ser de conhecimento público, mas são escondidos a "sete chaves"...
    Os professores, diferentemente de muitos funcionários da prefeitura de Imperatriz, tem que trabalhar para se manterem, e uma das peculiaridades da docência, é que costumeiramente o educador tem mais trabalho em casa do que em sala de aula..
    A greve continuará, mas os professores estarão em sala de aula para garantir sua remuneração, pois seu sustendo não é oriundo de bajulação ou de ilicitudes, mas de trabalho árduo e dedicado na formação de uma juventude crítica e pensadora que governantes como o prefeito de Imperatriz e a governadora do Maranhão tanto teme.
    Os protestos não acabaram, as publicações, passeatas e reuniões continuarão a acontecer...

    DENÚNCIA APONTA PROBLEMAS NOS "CAPS" DE IMPERATRIZ...

    Ontem, informalmente, um funcionário de um dos CAPS de Imperatriz e leitor do BLOG DO MARCELO LIRA, denunciou que alguns médicos estão há alguns meses sem receber e por isso estão deixando de atender e mandando pacientes para casa.
    Alguns pacientes estão sendo obrigados a ficar acorrentados em casa porque as famílias não tem condições de dar-lhes o tratamento adequando...
    Segundo o funcionário, alguns médicos que teriam sido contratados em regime de dedicação exclusiva, não estariam recebendo a contrapartida prometida pela Prefeitura de Imperatriz através da sua Secretaria de Saúde, e em função disso estariam dispostos a abandonar o programa.
    Sendo esta uma informação informal, solicito que os vereadores que defendem os interesses do povo e não estão "presos" ao Prefeito, Rildo Amaral , Carlos Hermes, Marco Aurélio e Aurélio Gomes, e que são os únicos que cumprem o papel de fiscais das ações do executivo, averiguem esta informação.
    O BLOG DO MARCELO LIRA, como espaço democrático que é, está aberto aos representantes da Prefeitura e da Secretaria de Saúde.

    PARA ENTENDER O QUE É O CAPS:
    Os CAPS - Centros de Atenção Psicossocial é um programa do Ministério da Saúde, portanto é federal e recebe recursos da União que devem ser recebidos pelos municípios e por eles geridos e aplicados:

    Centros de Atenção Psicossocial - CAPS( FONTE: Ministério da Saúde)

    Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
    Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.
    É função dos CAPS:
    - prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
    - acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
    - promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
    - regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
    - dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
    - organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
    - articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
    - promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
    Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.
    Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
    O perfil populacional dos municípios é sem dúvida um dos principais critérios para o planejamento da rede de atenção à saúde mental nas cidades, e para a implantação de centros de Atenção Psicossocial. O critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. De fato, é o gestor local, articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, que terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental de seu município.

    QUEM ESTÁ SENDO REALMENTE CONSTRANGIDO???


    Em um dos tele-jornais que passam ao meio-dia em Imperatriz, o apresentador classificou como inoportuna a manifestação dos professores municipais na abertura da SALIMP, mostrada na foto, segundo ele os educadores provocaram uma situação constrangedora...
    Questiono, quem está sendo mais constrangido:

    1 - Um prefeito que dá as costas aos educadores, recusa-se a negociar e menospreza os trabalhadores a ponto de não mandar representante a audiência de conciliação e se acha acima de todos a ponto de se negar a exibir a simples comprovação dos fatos que alega existir para não dar aos professores o aumento salarial a que tem direito?

    2 - Trabalhadores da educação que reivindicam seus direitos e são massacrados com o desprezo do prefeito e não encontram espaço na mídia "chapa-branca"???

    Crescimento de crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes assombram joãolisboenses.

    Em apenas 5 meses foram registrados 16 casos, podendo existir casos que não foram denunciados.

    JOÃO LISBOA – Aconteceu na manhã de terça-feira (14), uma sessão
    solene na Câmara Municipal, sobre o Combate ao Abuso e à Exploração
    Sexual de Crianças e Adolescentes. Prestigiaram o evento a
    vice-prefeita Maria do Nilson (PT), os vereadores João Filho (PPS),
    Fracimar Carvalho (PSDB), Val da Saúde (PSDB), Evaldo Seledor (PR), e
    a vereadora Val Mota (PSDC). Alem de representantes do Conselho
    Tutelar, Assistentes Sociais, Comissários de Justiça, e a sociedade.
            Os dados informados pelo Conselho Tutelar, repercutiu e muito. Sendo que no ano passado foram 12 casos registrados. Um caso por mês. Já este ano em apenas 5 meses já existem 16 confirmados. São praticamente 3 casos por mês.

            A secretária de Assistência Social, Edna Maria, destacou a
    importância dos órgãos competentes no combate e enfrentamento do abuso
    e à exploração sexual, trabalharem juntos. “Tanto Poder Judiciário,
    CMDCA, Conselho Tutelar, Comissários, Casa de Passagem, Assistência
    Social. Onde juntos não apenas no dia de hoje e sim todos os dias
    defender a criança e o adolescente. A secretaria de Assistência Social
    tem a missão propiciar ações positivas a comunidade em especial a
    criança e o adolescente. O que dermos hoje para a criança e o
    adolescente é o que teremos no futuro. Se proporcionarmos o de melhor,
    será  o que a sociedade terá de retorno”.
    O presidente da Câmara, Arcanjo Lima (PSDB), enalteceu que a família é
    à base de tudo. Por isto se faz necessários estarmos todos embutidos
    de fiscalizar e combater o abuso sexual da criança e do adolescente.
    Denuncie disk 100 ou ligue no telefone local 3535-1595. “Eu preciso
    fazer uma referencia positiva ao Conselho Tutelar que tem buscado de
    todas as formas realizar o seu trabalho de maneira eficiente. Sendo
    que muitas às vezes somos sabedores das dificuldades que este órgão
    enfrenta. Mas tem feito o seu trabalho na medida do possível”.
            Sobre o evento o Missionário Jorge, enalteceu o posicionamento da
    Câmara Municipal, em ceder o espaço para realização de uma sessão
    solene, sobre o tema. Hoje a sociedade teve um espaço para debater o
    tema do abuso sexual da criança e do adolescente. “Nesta manhã nós
    tivemos entidades e órgãos que estão reprimindo tais crimes. Como
    enfatizou o vereador João Menezes (PR), no tocante a ações de
    prevenção, estamos deixando a desejar. A sociedade e os órgãos
    competentes precisam discutir ações também voltadas à prevenção não
    tão somente à punição. Vamos tentar combater o mal direto na origem.
    Esta seção de hoje demonstrou claramente a visão que nós teremos que
    ter”.

    A Conselheira  Mazinha demonstrou preocupação com os altos índices de
    casos registrados no Conselho Tutelar. “É muito preocupante o aumento
    de casos de abuso sexual contra a criança e o adolescente. Este ano já
    superamos o ano passado, em apenas cinco meses, temos 16 casos
    registrados. Por isso pedimos a comunidade, aos professores que ao
    notarem algo diferente na criança ou no adolescente que nós procure.
    Precisamos da ajuda da sociedade, sabemos que o índice maior de casos
    esta registrado dentro da própria família, temos que combater em
    qualquer situação”, palavras da conselheira.

    Para a moradora da Cidade Nova, Josefina Dantas (42), a informação de tantos casos vem assustando a todos. "Se os casos informados são estes, imagine os que existem e ainda não sabemos".

    Já o senhor Francisco Aquino, morador do bairro Vila Emiliano. Disse estar assustado com tantos casos somente este ano. "Se em cinco meses já foram 16 casos, no final do ano teremos mais de 30. È muito preocupante esta situação".



    .
           


    Tudo pronto para a 3ª Conferência municipal de Senador La Rocque

    -->


    SENADOR LA ROCQUE – Na tarde de ontem (15), na secretaria de educação foi realizada a reunião final para a realização da 3ª Conferência da Cidade de Senador La Rocque, que será aberta às 8h30m, da manhã de sexta-feira (17), na Câmara Municipal.
    Para o Coordenador Josivan Santos, será muito importante a participação das entidades e da comunidade larocquense. “Convidamos a todos a fazerem parte desta conferencia. Onde iremos debater propostas que vem de encontro à necessidade da comunidade”.
                Após o ato solene, os trabalhos terão continuidade com a leitura e aprovação do Regimento da Conferência. Na ocasião, estará sendo verificada a representação de todos os inscritos no evento, de forma a assegurar a proporcionalidade dos delegados, conforme o Regulamento da 3ª Conferência Nacional das Cidades, aprovada pelo Conselho Nacional das Cidades (Concidades).
                A ex-vereadora Graça, que também faz parte da coordenação da Conferência, informou que logo após a solenidade de abertura. Acontecera a aprovação do Regimento Interno. Seguido da palestra do Dr. Lula Almeida. Tendo ainda a formação de grupos de trabalho entre os participantes. Onde serão discutidos os temas; habitação, saneamento, transporte e mobilidade, política urbana.
                A última etapa do evento será dedicada à eleição dos delegados que irão representar Senador La Rocque na Conferência Estadual, que ocorrerá  em São Luís de 22 a 24 de agosto. Ainda como parte do programa, os conferencistas elegerão os membros do Conselho Municipal das Cidades de Senador La Rocque.


    Pesquisar este blog

    Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

      Destaque da semana

      Arquivos