Texto recebeu 560 pontos, mesma nota atribuída a dissertação com receita do macarrão instantâneo. Autarquia do MEC vai recorrer da decisão da Justiça
Estudante do Rio Grande do Sul obteve mesma nota que aluno que escreveu receita de miojo
(Editoria de Artes/Agência O Globo)
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul ordenou que o Instituto Nacional
de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da
Educação (MEC) responsável pelo Enem,
forneça explicações detalhadas sobre os critérios utilizados na
correção da redação do candidato Thiago Zanoni Cardoso na edição 2012 da
prova. A sentença, divulgada na segunda-feira, é assinada pelo juiz
federal Roberto Ferreira, da Vara de Canoas. O Inep informou que vai
recorrer da decisão.
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Cardoso, de 26 anos, que é formado em direito, alega que a nota
recebida na redação o impossibilitou de obter uma vaga no curso de
gastronomia por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) — que
escolhe candidatos por meio da nota do Enem. Ele alcançou 560 pontos na
dissertação — mesma nota recebida pelo aluno que colocou em seu texto
uma receita de macarrão instantâneo.
No início de fevereiro, o Inep franqueou a todos os participantes do Enem acesso ao espelho da redação.
Pelo documento, eles puderam verificar suas dissertações digitalizadas,
além das notas recebidas em cada uma das cinco competências avaliadas
pela prova: domínio da norma padrão, compreensão da proposta, seleção e
organização de informações, argumentação e proposta de intervenção.
No caso de Cardoso, contudo, o juiz avaliou que a "vista pedagógica da
redação" não é suficiente. "Não se pode sequer verificar se o Inep
efetivamente cumpriu as próprias regras estabelecidas, entre as quais a
submissão da prova a um terceiro avaliador na hipótese de discrepância
em mais de 200 pontos entre as notas dos dois avaliadores inicialmente
designados", afirma o juiz em seu despacho.
O magistrado lembra que a importância do Enem não pode ser subestimada,
ou seja, o exame não é apenas um instrumento de avaliação dos
concluintes do ensino médio. "Trata-se, sabidamente, de critério de
ingresso adotado por muitas instituições públicas de ensino superior,
(...) servindo também como forma de obtenção de bolsas do Prouni",
escreveu. "Por isso, a negativa da autarquia em fornecer cópia do
espelho da redação constitui grave ofensa aos princípios
constitucionais."
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