quinta-feira, 14 de março de 2013

Santa Quitéria goleia Americano e entra no G4 do Estadual

 

 
Foto: Arte: Mauricio Araya / Imirante
SANTA QUITÉRIA – Jogando no estádio Rodrigão, em partida válida pela oitava rodada do primeiro turno do Campeonato Maranhense, o Santa Quitéria não deu chances e goleou o Americano por 4 a 1, na tarde desta quinta-feira (14).

Zé Júnior foi o nome do jogo pela Raposa, marcando duas vezes, enquanto Genilson e Júnior Tatu anotaram os outros gols da equipe da casa. Glaydson descontou para o Americano.

A vitória colocou o Santa Quitéria provisoriamente no G4 do Estadual, na quarta colocação, com 11 pontos ganhos. O Americano segue em último lugar, com apenas três pontos em sete jogos.

Na próxima rodada, que será realizada no domingo (17), o Americano volta a São Luís para encerrar sua participação no primeiro turno contra o Balsas, no estádio Nhozinho Santos. Já o Santa Quitéria aguarda os resultados de Bacabal e Balsas para saber se estará classificado para as semifinais do primeiro turno. Caso obtenha a última vaga, a Raposa volta a jogar no dia 21 de março, no Rodrigão, contra o líder da primeira fase. Se for eliminado, a equipe volta a campo apenas no dia 4 de abril, já pelo returno, contra o Maranhão Atlético.
 
Gustavo Arruda / Imirante

Motorola lança Razr D1 e D3, aparelhos Android com foco no Brasil

 

 
A Motorola Brasil anunciou os modelos Razr D1 e Razr D3 em nosso país hoje (13). O Razr D1 já está disponível e tem o preço de R$ 549 desbloqueado, enquanto o Razr D3 chegará em algumas semanas pelo preço de R$ 799.
Lançamento de novos modelos Razr ocorreu primeiro no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)Lançamento de novos modelos Razr ocorreu primeiro no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)
Novos modelos Razr anunciados pela Motorola no Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)Novos modelos Razr anunciados pela Motorola no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)
O Brasil foi escolhido pela Motorola para receber primeiro esses modelos Android, que devem ser lançados em outros países. O público-alvo dos dois modelos são os clientes que preferem celulares mais baratos e com desempenho mediano, um tipo de consumidor precioso em mercados emergentes como o brasileiro.
Motorola Razr D1, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)Motorola Razr D1, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)
O Razr D1 tem uma tela de 3,5 polegadas, um processador modesto de 1 GHz e 1 GB de RAM. A bateria tem um rendimento mediano, de 1.785 mAh, e o aparelho tem acesso à TV analógica e digital. O espaço interno é de 4 GB, que pode aumentar com cartão microSD. O sistema operacional do aparelho é o Android 4.1, Jelly Bean, atualizável para versões mais recentes do Android. Está disponível nas cores preta e branca.
Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)
O Razr D3 é um celular com tela maior, de 4 polegadas, com a proteção Corning Glass. Processador é um pouco mais forte, com 1,2 GHz, mas ainda acompanhado por 1 GB de RAM. A memória interna de 4 GB pode ser aumentada para até 32 GB com cartão microSD. A bateria tem 2.000 mAh, um pouco mais potente que o D1. O D3 vem com Jelly Bean 4.1, que pode ser atualizado, de acordo com a Motorola. Está disponível nas versões preta e branca, além de ter opção de comprar um aparelho com apenas uma entrada de chip ou dual-SIM.

Pedro ZambardaPara o TechTudo

Lançamento Galaxy S4: conheça o novo top de linha da Samsung

 

A Samsung apresenta o Galaxy S4 em Nova York, na noite desta quinta-feira (14). O smartphone mais aguardado do ano confirma várias expectativas como a tela HD AMOLED de 5 polegadas, 13 megapixels de câmera e recurso de rolagem de páginas com os olhos. Confira como foi o evento:
O TechTudo testa o Galaxy S4 (Foto: Allan Melo/ TechTudo)O TechTudo testa o Galaxy S4 (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
O evento começou com Will Chase, mestre de cerimônia do evento, e o garoto do vídeo apresentando um teaser do aparelho, que foi divulgado no começo da semana, subindo ao palco com a caixa mostrada no mesmo vídeo. Em seguida, Chase chamou o presidente da Samsung JK Shin ao palco para iniciar a apresentação.
Shin falou que a Samsung está comprometida com a inovação e que eles querem um tecnologia "que faça a diferença na vida das pessoas". Em seguida, ele falou resumidamente de todas as tecnologias que o aparelho contém, para logo em seguida, mostrar uma imagem em alta resolução. Entre elas, está a função S Translator, Samsung Smart Scroll (confirmando o recurso de rolar a página com o movimento dos olhos), Air Gesture, HomeSync e outras funções que serão explicadas nos próximos parágrafos.
Aparência
O Samsung Galaxy S4 tem apenas 7,9 mm de espessura e pesa 130 gramas. Sua aparência é similar ao S3, porém, um pouco maior e com as bordas mais finais, o que garante mais espaço para a tela de 5 polegadas. As cores apresentadas até agora repetem o sucesso do smartphone anterior: branco e azul metálico, e seu revestimento é em policarbonato.
Galaxy S4 em detalhes no telão do evento (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Galaxy S4 em detalhes no telão do evento (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Tela
A tela do Samsung Galaxy S4 é uma HD AMOLED de 5 polegadas, com uma resolução de 441 pixels por polegadas Full HD. Traduzindo, o usuário poderá assistir vídeos e 1080p sem perder a qualidade.
Display de 5 polegadas tera resolução de 441 ppi (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Display de 5 polegadas tera resolução de 441 ppi (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Rede
O Samsung Galaxy S4 possui conectividade 4G LTE. Ele também possui Wi-Fi e Bluetooth 2.0. Veja se a conexão 4G funcionará no Brasil.
Processador, memória e armazenamento
Quase um PC, o Samsung Galaxy S4 possui 2 GB de memória RAM do tipo LPDDR3 e será vendido em versões de 16 GB até 64 GB de armazenamento. Além disso, o novo smartphone ainda pode aceitar cartão microSD de até 64 GB. O processador é um "Exynos 5 Octa" com oito núcleos.
Câmera
Confirmando os rumores desta semana, o Samsung Galaxy S4 realmente tem uma câmera de 13 megapixels na parte traseira e outra de 2 megapixels na frente, para videoconferência. Entre os recursos de software preparados para a câmera está o "Sound & Shot", que permite ao usuário gravar até 9 segundos de áudio para "anexar" em uma foto e enviar para um amigo.
Sistema Sound and Shot permite ao usuário gravar por cinco segundos antes de tirar uma foto (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Sistema Sound and Shot permite ao usuário gravar por cinco segundos antes de tirar uma foto (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Novo recursos de câmera
Umas das novas funções apresentadas no S4 é a "Dual camera". Este recurso permite gravar um vídeo utilizando a câmera frontal e traseira ao mesmo tempo. Deste modo, quem estiver filmando também poderá aparecer no vídeo em questão.
Já o recurso "Drama Shot" junta várias fotos em uma sequência para criar o efeito de movimento. O recurso "Story Album" captura as fotos em um determinado momento e local e já cria um álbum automaticamente. Enquanto isso, o "Eraser" permite editar as fotos rapidamente para remover objetos ou pessoas indesejadas sem dificuldade.
O S4 permitirá criar álbuns de fotos (Foto: Allan Melo/ TechTudo)O S4 permitirá criar álbuns de fotos (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Bateria
A bateria do Samsung Galaxy S4 tem 2.600 mAh, contra os 2.100 do S3. Isso garante mais tempo de uso do aparelho, e para aguentar os vários novos recursos disponíveis no aparelho.
HomeSync
O recurso HomeSync é utilizado para criar uma "nuvem" caseira. Assim, os membros da família que ficaram em casa podem acompanhar as fotos enviadas em uma viagem por exemplo, direto em uma SmarTV Samsung conectada à internet.
Evolução da linha Galaxy S da Samsung (Foto: TechTudo)Evolução da linha Galaxy S da Samsung (Foto: TechTudo)
Samsung Smart Scroll
O recurso Samsung Smart Scroll permite interação com o celular apenas com o movimento do olho. Por exemplo, o usuário pode scrollar um texto apenas movimento o olho, ou parar um vídeo por exemplo. Este recurso pode ser importante em momentos que o usuário não poder usar as mãos.
Galaxy S4 terá sistema de Scroll e pausa inteligente (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Galaxy S4 terá sistema de Scroll e pausa inteligente (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
S Translator
Com este recurso, o usuário em viagem poderá digitar um texto na sua língua nativa, e o Samsung Galaxy S4 traduzirá em áudio no idioma local. A demonstração no evento foi feita traduzindo o inglês para o português, com atores simulando uma viagem ao Rio de Janeiro.
Air Gesture
A tela do Galaxy S4 ficou tão inteligente que é capaz de sentir gestos mesmo com uma certa distância. Com o recurso Air Gesture, o aparelho será capaz de realizar certas funções - como mudar a faixa do player de música, subir e descer as páginas da internet e até aceitar uma chamada - só com um gesto de "passar página" da mão, mesmo à distância.
Tecnologia de Air Gesture foi confirmada para o Samsung Galaxy S4, permitindo controlar o aparelho sem tocá-lo (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Tecnologia de Air Gesture foi confirmada para o Samsung Galaxy S4, permitindo controlar o aparelho sem tocá-lo (Foto: Allan Melo/ TechTudo)
Dual Video Call
O Dual Video Call é um recurso em que o usuário poderá mostrar o que está olhando ao mesmo tempo em que aparece em uma video-conferência, mostrando duas imagens ao mesmo tempo.
S Voice Drive
Com o recurso, os motoristas serão capazes de controlar o smartphone só com a voz enquanto estão dirigindo. Além disso, caso o carro possua a tecnologia Bluetooth, o celular automaticamente entrará em "modo dirigindo" e passará a digitar mensagens de texto só ouvindo o que seu dono disser.

 

Pedro CardosoDa redação

Mizael é condenado pela morte da ex-namorada Mércia Nakashima

Pena é de 20 anos de prisão em regime fechado, segundo sentença.
Decisão dos jurados saiu nesta quinta-feira no Fórum de Guarulhos.


 
O policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza foi condenado na tarde desta quinta-feira (14) pela morte da advogada Mércia Nakashima, ocorrida em 2010. A pena é de 20 anos de prisão em regime inicial fechado.
O júri popular durou quatro dias e terminou por volta das 17h40 no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O juiz Leandro Cano afirmou, na sentença, que o réu demonstrou "insensibilidade" e conduta "desprezível e repugnante".
Mércia era ex-namorada de Mizael e foi encontrada morta em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em junho de 2010. Ela havia desaparecido em 23 de maio, após sair da casas dos pais em Guarulhos.
O juiz falou, na sentença, sobre uma das qualificadoras do crime, motivo torpe ou fútil. Segundo o magistrado, não foi "amor", mas "delírio de posse" que levou ao crime. "Sentimento amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, é que faz sofrer."
Presente em plenário, a família de Mércia ficou feliz com a decisão. A irmã Cláudia Nakashima comemorou a pena e gritou "assassino" e "maldito". Enquanto isso, a mãe, Janete Nakashima, chorou. Mizael ouviu a sentença quieto e cabisbaixo.
Debates
Antes da decisão dos jurados, houve os debates entre defesa e acusação. O promotor Rodrigo Merli Antunes afirmou que Mizael tinha motivos para cometer o crime. Segundo ele, o réu se sentia rejeitado pela ex-namorada. O promotor ainda declarou que, para tirar o PM aposentado da cena do crime, seria preciso que todas as provas presentes no inquérito fossem coincidências.

"O réu Mizael Bispo de Souza matou, sim, Mércia Nakashima e tinha, sim, motivos para isso, se sentia rejeitado, se sentia 'o lixo dos lixos' em email trocado [com a vítima] em abril de 2010", declarou o promotor.

Na sua fala, ele rebateu a tentativa da defesa de Mizael de desqualificar a série de provas. "Não existem excesso de coincidências. É preciso acreditar que o sangue não é sangue, que a alga não é alga, que a prostituta existe, que o rastreador falhou, que o Evandro foi torturado para que ele seja inocente", afirmou o promotor.
Para o Antunes, as provas técnicas colocam o réu na cena do crime. “As antenas de celular demonstram que ele ficou no encalço da vítima junto com o senhor Evandro", observou. Ele lembrou que Mizael tinha uma linha telefônica cujo número não foi informado para polícia. Com ele, Mizael fez diversas ligações no dia do crime para o vigia Evandro Bezerra da Silva. Ao ser questionado por que parou de usar essa linha após dia 23 de maio, segundo Antunes, Mizael responde: “[Parei] porque eu virei suspeito”. “Para mim, isso é confissão. Se não fez besteira nenhuma, não precisava [parar de usar]”, observou.
Caso Mércia arte (Foto: Arte/G1)
O advogado de defesa, Samir Haddad Júnior, afirmou que o réu “é incapaz de matar alguém”. A apresentação da defesa durou cerca de duas horas, e Mizael acompanhou a argumentação sentado, com a cabeça baixa e as mãos no rosto. O Ministério Público abriu mão da réplica.
O defensor afirmou que a equipe de advogados que representa Mizael ‘desmontou’ toda a tese da acusação e disse que nos autos existem “pinóquios e mentirosos”. A crítica foi na mesma linha da feita pelo advogado Ivon Ribeiro, que disse que o promotor Rodrigo Merli e o assistente de acusação “não foram capazes de abrir um volume e mostrar onde está a prova".
Ribeiro chamou de "fanfarrão" o delegado Antônio de Olim, que investigou o caso no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e disse que "todo mundo quis a cabeça" de Mizael. "O doutor Olim chegou aqui com a maior cara de pau. Estou para ver um cara mais mentiroso do que ele", afirmou. "Precisaram mudar o horário do crime para encaixar as ligações", disse, em relação às ligações feitas por Mizael em Guarulhos e que tirariam o réu da cena do crime.
Interrogatório do réu
Nesta quarta-feira, Mizael depôs no Tribunal do Júri. A acusação afirmou que não faria perguntas em razão de ele já ter apresentado diferentes versões sobre o caso e que as provas são claras.

O réu mostrou a mão direita, onde não tem um dos dedos, afirmando que não consegue atirar com essa mão. Mizael é destro. O policial reformado usou a palavra "Deus" diversas vezes e afirmou que não tem "coragem de tirar a vida de nenhum ser humano". Suas duas armas estavam regularizadas, relatou, e tinham até "casa de aranha dentro" pela falta de uso.
Sobre o fato de ter ficado foragido, o policial reformado disse que é atitude normal de um inocente. "Quem deve tem que pagar. Quem não deve tem que se rebelar", afirma. "Estou sofrendo tanto com isso. Três anos. Melhor a morte do que ficar preso", afirmou.
Mizael afirmou que foi vítima de uma armação da polícia, que "queria um culpado". Foi o argumento usado para justificar a alga compatível com a da represa de Nazaré Paulista achada em seu sapato. "Levaram meu sapato lá [para a represa]. Eu nunca estive na represa de Nazaré. Juro pela vida da minha filha." Mizael afirmou que foi torturado, assim como seus irmãos, e que policiais chegaram a apontar-lhe uma arma em um posto de gasolina obrigando que ele confessasse que tinha matado Mércia.
O réu disse que tinha um relacionamento normal com Mércia, e que tinha apenas brigas de casal comuns. Um jurado perguntou por que a família quer culpar Mizael. O réu recordou então que não foi ao casamento da irmã de Mércia, no qual seria padrinho, e que isso causou mágoa na família.
Testemunhas
As testemunhas de defesa e acusação falaram nos três primeiros dias de julgamento. Entre os ouvidos, estavam o delegado Antonio Assunção de Olim e o irmão da vítima, Márcio Nakashima. O delegado foi o responsável por investigar o caso pelo Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP). “Eu não tenho dúvida nenhuma de que o Mizael matou a Mércia”, disse Olim no júri.

Durante mais de cinco horas, o delegado falou sobre o percurso feito pelo réu no dia da morte de Mércia, com base no rastreador instalado no veículo. Segundo Olim, Mizael desconhecia o fato de seu veículo possuir um rastreador que foi instalado pela seguradora a pedido de Mércia. O delegado falou também sobre ligações telefônicas feitas por Mizael e que, segundo o registro das antenas de telefonia, mostram que o réu esteve em Nazaré Paulista.
Durante quatro horas, Márcio Nakashima alinhou os argumentos que sustentam sua desconfiança em relação a Mizael , que ele o descreveu como possessivo. "No início era um relacionamento normal. Depois ele se transformou, virou um sujeito possessivo", afirmou.
Júri
Segundo o Tribunal de Justiça, o julgamento de Mizael foi o primeiro do país transmitido ao vivo. Pelo vídeo foi possível acompanhar não só os depoimentos como as brigas quase que diárias entre acusação e defesa, que já chegaram a chamar a outra parte de 'mentirosa'.

O vigia Evandro Bezerra Silva, que também é réu do caso, acusado de ajudar Mizael, só será levado a julgamento no dia 29 de julho.


Do G1 São Paulo

Repercute no congresso caso de crianças cegas de Açailândia que mesmo com ordem Judicial Roseana Sarney não faz tratamento.

 

 
Brasília - Na tarde desta quarta feira o Deputado Federal Simplício Araújo (PPS-MA), utilizou a tribuna da câmara dos deputados para repercutir o caso de duas crianças Açailândences cegas que estão sendo negligenciadas pelo governo do estado do maranhão, veja o discurso do deputado Simplício na integra: HPIM1119
Sr. Presidente, trago ao conhecimento desta Casa um caso que está comovendo e revoltando a cidade de Açailândia, no Maranhão. Dois irmãos, portadores de uma doença congênita, foram penalizados duas vezes: uma pela doença e outra pela falta de sensibilidade do Governo do Maranhão.
Em 2009, os dois irmãos, depois de muita peregrinação em busca de tratamento para um problema, ajuizaram uma ação para garantir que a Secretaria de Saúde do Maranhão custeasse o tratamento da visão dos mesmos, em Goiânia. Hoje, praticamente já sem nenhuma visão, os irmãos são vítimas da burocracia e da falta de sensibilidade do Governo, que usa de todas as artimanhas jurídicas possíveis para não pagar o tratamento oftalmológico dos garotos.
A Secretaria de Saúde do Maranhão prefere pagar 620mil reais de multa do que liberar 60 mil reais para que os garotos possam voltar a enxergar. Já são cinco anos de angústia e revolta. O prejuízo para o Governo já é dez vezes maior do que o valor do tratamento e da ação judicial.
Com visão perfeita, muitos de nossos irmãos maranhenses já têm muita dificuldade pra viver e tentar vencer na vida.
Vamos abrir os olhos e o coração. Não vamos comprometer, além do futuro, a visão total dessas crianças. É o apelo que eu faço ao Governo do Estado do Maranhão.

Balsas vence Cordino e segue com chances de classificação

 

 

A vitória manteve as esperanças do Balsas em garantir uma vaga nas semifinais do primeiro turno do Estadual. Com oito pontos, a equipe do interior chegou aos oito pontos, três a menos que o Santa Quitéria, atual dono da quarta colocação. Com a terceira derrota consecutiva, o Cordino caiu para a oitava e penúltima posição, com apenas quatro pontos em sete jogos.

Na última rodada do turno, que será realizada no domingo (17), o Balsas enfrenta o Americano, no estádio Nhozinho Santos. Já o Cordino faz sua despedida do turno em casa, no estádio Leandrão, contra o São José.
 
Gustavo Arruda / Imirante

Caravana da liberdade com Flavio Dino e Simplício Araújo neste sábado em Açailândia.

 
Açailândia - A Caravana da Libertação do Maranhão comandada por Flavio Dino estará nesta sábado em uma concentração popular SAM_6105onde se discutirá projetos de politicas publicas para a população mais carente do estado, população esta que vem ha décadas sendo desassistida pelo poder publico estadual.
Flavio vem percorrendo as regiões do estado a fim de colher junto ao povo seus anseios e angustias, além de conhecer não por ouvir dizer e sim por palmilhar e vivenciar os problemas, para que possa assim ser dando voz às populações menos favorecidas dos rincões maranhenses.
Na companhia do deputado federal Simplício Araújo e outras autoridades, Flavio Dino estará sábado 16 na câmara municipal de Açailândia em um ato publico às 10 horas.

Será se Flávio Dino quer mesmo sair do PCdoB?

 Vários blogs  destacam a possibilidade de o chefão do comunismo no Maranhão, Flávio Dino, deixar o PCdoB em busca de viabilização de sua candidatura a governador.

O blog revelou que petistas alinhados ao comunista – como Márcio Jardim e Eri Castro, vejam só! – articularam conversa com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que formulou, segundo eles, o convite a Dino. (Releia aqui)
Dois dias depois, o jornalista Roberto Kenard revelou em seu blog que Flávio Dino teria procurado o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para tratar de uma transferência para o socialismo.
A articulação, segundo Kenard, foi feita pelo ex-governador José Reianldo Tavares, que alimenta sonho antigo de ter Dino no PSB – e garantiria também a própria sobrevivencia no partido, hoje controlado por Roberto Rocha. (Leia aqui)
Ontem, foi a vez do blogueiro Robert Lobato abordar a possível troca de partido do chefão do PCdoB.

Dino, com Rocha, Campos e Holandinha: PSB à vista
Segundo Lobato, o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, já avisou a Dino que ele só terá o apoio da legenda caso se transfira para lá.
- Amaral jogou aberto com o presidente da Embratur. O dirigente socialista teria confirmado que o projeto de candidatura do governador Eduardo Campos à presidência da República é irreversível e, portanto, o partido precisa organizar palanques fortes nos estados - disse Lobato. (Leia a íntegra aqui)
Este blog tem uma particularidadde na comunicação do Maranhão: atua em todos os campos políticos, por isso tem as informaçõe mais precisas, de bastidores e antecipadas.
Por isso foi o primeiro a revelar a tentativa de Flávio dino de trocar de partido.
O chefão do comunismo pode até permanecer no PCdoB, por medo ou por espaço em outras legendas.
 

Rede Globo voltará a tratar do caso Décio

 

Décio Sá: assassinato ainda sem respostas claras
Uma equipe da Rede Globo está em São Luís desde o início da semana.
Ouviu advogados, juízes, policiais e testemunhas sobre a morte do jornalista Décio Sá, assassinado em 23 de abril, em um restaurante na Litorânea.
Após diversos posts deste blog – alguns encaminhados nacionalmente – a mídia nacional começa a se convencer de que existe bem mais do que a polícia divulgou na investigação do assassinato do jornalista.
Testemunhas – inclusive já ouvidas pela polícia – estão dispostas a falar à Rede Globo sobre os rumos ignorados pela investigação comandada pelo secretário Aluísio Mendes, e que resultaram na prisão dos agiotas Gláucio Alencar, José Miranda e seu bando.
Há indícios de envolvimento de outras pessoas na trama; indícios estes desprezados pela polícia no decorrer das investigações.
A equipe da Rede Globo teve acesso à íntegra do relatório da polícia – e principalmente as partes dersprezadas pela equipe de Aluísio Mendes.
Há graves incongruências entre o que a polícia informou à Justiça e o que testemunhas informaram à polícia…

Tite ensaia Corinthians reserva com campeões mundiais

 

Gazeta Esportiva
SÃO PAULO - Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na vitória sobre o Tijuana – mais Alexandre Pato, substituído com dores musculares ainda no primeiro tempo – fizeram um trabalho de recuperação no CT do Corinthians nesta quinta-feira (14). Só foram ao campo os reservas, que provavelmente serão utilizados na próxima partida.

O técnico Tite armou a equipe com quatro jogadores importantes na conquista do Mundial, em dezembro. Chicão, Douglas, Jorge Henrique e Emerson deverão enfrentar o União Barbarense, no sábado, no Pacaembu, e terão a chance de mostrar ao chefe que podem reassumir seus postos.

A formação adotada no coletivo foi a seguinte: Julio Cesar; Edenílson, Chicão, Felipe e Igor; Guilherme Andrade e Guilherme; Jorge Henrique, Douglas e Giovanni; Emerson. Léo e Paulo Victor foram testados na vaga de Giovanni, mas é Romarinho quem ficará com ela. No meio, Willian Arão chegou a substituir Guilherme Andrade.

O atacante Emerson será titular do Corinthians na partida contra o União Barbarense (foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians/Divulgação)


Tite disse que “é difícil deixar esses caras no banco”, referindo-se àqueles que o ajudaram na sua “maior conquista”. O gaúcho fez questão de repetir que eles só saíram do time por causa de lesões, mas a verdade é que o momento técnico de Gil, Renato Augusto e Alexandre Pato, reforços que chegaram após o triunfo no Mundial, é melhor.

A situação mais problemática é do Sheik, aquele com maior dificuldade para lidar com a reserva. O herói da última Copa Libertadores já ouviu cobranças públicas por dedicação e, além de perder a posição de titular, viu Romarinho ultrapassá-lo na hierarquia dos atacantes alvinegros.

 

Com Pacaembu lotado, Corinthians mostra força e dá o troco no Tijuana

 
Timão se recupera de derrota na grama sintética e faz 3 a 0 com autoridade no time mexicano. Após punição, estádio recebe mais de 33 mil torcedores.
 
DESTAQUES DO JOGO
artilheiro
Guerrero

O peruano do Corinthians tem brilhado em jogos internacionais. Em seis dessas partidas, ele fez cinco gols: dois no Mundial e três na Libertadores da América.
público
33.120

No primeiro jogo em casa com a presença da torcida, o Timão teve o apoio de mais de 33 mil. A equipe entrou em campo com uma faixa de agradecimento.
frustração
Pato

O atacante do Corinthians estava bem no jogo. Tanto que abriu o placar para o Timão contra o Tijuana. Mas logo em seguida saiu com dores musculares.

A CRÔNICA
por Diego Ribeiro

 
Os melhores 45 minutos do Corinthians no ano foram suficientes para a equipe de Tite conseguir vencer e convencer na revanche contra o Tijuana, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Mordido após a dura derrota na grama sintética do México, semana passada, o Timão fez 3 a 0 nos Xolos, mostrou impressionante autoridade no primeiro tempo, apenas administrou no segundo e voltou a ficar em situação confortável no Grupo 5 da Taça Libertadores. O adversário, que não havia levado um gol sequer na Libertadores, volta para casa com três na bagagem.

Melhor para a torcida alvinegra, que lotou o Pacaembu e pôde ver o primeiro jogo internacional da equipe após o título do Mundial de Clubes no Japão – a partida contra o Millonarios teve portões fechados após a punição da Conmebol por conta da morte de Kevin Espada, atingido por um sinalizador na primeira rodada da chave. Mais de 33 mil compareceram ao estádio, vibraram com os gols de Alexandre Pato, Guerrero e Paulinho, gritaram "olé" nos minutos finais do confronto e irritaram um Tijuana mais interessado em bater do que em jogar futebol.

saiba mais


A única preocupação ficou por conta de Pato, que deixou o jogo com um incômodo muscular logo após o seu gol, aos 25 do primeiro tempo. A boa vitória levou o Corinthians aos sete pontos no grupo, contra nove do ainda líder Tijuana. O Millonarios tem três pontos e enfrenta o San José (com um pontinho só) nesta quinta-feira, na Bolívia.
Pela competição internacional, o Corinthians só volta a jogar dia 3 de abril, contra o Millonarios, na Colômbia. Sábado tem duelo pelo Campeonato Paulista, às 18h30m (de Brasília), no Pacaembu, contra o União Barbarense.

Pato comemora o gol marcado, pouco antes de sair machucado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


'O Pacaembu fica muito mais bonito com vocês'


A faixa com os dizeres acima foi levada pelos jogadores do Corinthians para o gramado do Pacaembu e serviu para homenagear a torcida, que pôde assistir no estádio ao primeiro jogo de Libertadores desde o título mundial, em dezembro – devidamente lembrado num mosaico nas arquibancadas. Depois de uma partida sem graça e sem torcida contra o Millonarios, o Timão resolveu brindar seus fanáticos com os melhores 45 minutos da temporada.

Em um jogo grande, com a pressão por uma vitória, os comandados de Tite deram a resposta esperada. Bem mais solto do que na grama sintética do México, o Timão resolveu o problema chamado Fidel Martinez com um antídoto dos bons: Renato Augusto. Taticamente perfeito, o meia caiu pelo lado direito do ataque, segurou os avanços do "Neymar equatoriano" e aproveitou as deficiências do lateral-esquerdo Ábrego, que levou um baile na primeira etapa.

Corinthians entrou em campo com homenagem
(Foto: Marcos Ribolli)

Com Renato, as melhores chances apareceram pelo lado direito. Dois chutes por ali exigiram duas boas defesas de Cirilo Saucedo. Nervoso, o goleiro do Tijuana gritava com seus companheiros e pedia que o time saísse da defesa. Só conseguiu ver alguns lances esporádicos de Riascos pela direita do ataque, onde Fábio Santos mostrou-se tão desatento quanto no primeiro jogo. Na prática, porém, a defesa alvinegra não teve tanto trabalho.

Renato Augusto foi o personagem que fez outros brilharem. Aos 25, na sua terceira conclusão a gol, a insistência deu resultado. Um chutaço da entrada da área bateu três vezes na trave antes de encontrar o pé do iluminado Alexandre Pato, que só empurrou para a rede e, desta vez, não precisou visualizar uma torcida para comemorar com ele – contra o Millonarios, no Pacaembu vazio, ele dizia ter imaginado a massa corintiana na hora de celebrar.

O segundo gol na Libertadores, após 11 confrontos seguidos, teve seu preço. Com um incômodo muscular, Pato deixou o gramado logo depois, substituído por Romarinho. Sem ele, havia Guerrero. Aos 35, Renato Augusto fez outra boa jogada pela direita, Alessandro desviou, e o peruano acertou bela finalização: 2 a 0.

Com os punhos cerrados e olhos fechados, Guerrero comemora segundo gol do Corinthians (Foto: EFE)


Ritmo cai, mas Timão se garante


A atmosfera do primeiro tempo foi tão boa para o Corinthians que o time achou que já tinha tudo resolvido, mesmo com 45 minutos por jogar. Com Martinez e Riascos menos vigiados, o Tijuana voltou a lembrar aquele time que sufocou o rival brasileiro no México. Alessandro teve as velhas dificuldades em marcar o arisco equatoriano, mas este não estava tão inspirado quanto na semana passada.

A má pontaria dos mexicanos, aliás, foi a responsável pelo Corinthians não tomar grandes sustos. Arce teve boa chance após bate-rebate dentro da área, mas mandou para longe. Minutos depois, Moreno perdeu nova oportunidade em contra-ataque. O técnico Antonio Mohamed tirou o fraco Ábrego e colocou Garza na lateral esquerda, neutralizando a principal jogada corintiana na partida.

O jogo ficou amarrado, e coube à torcida manter o clima de Libertadores. Graças a ela, corintianos e mexicanos chegaram com mais força em algumas divididas, esboçaram alguns desentendimentos, mas não deram trabalho ao árbitro Enrique Osses. Paulinho, então, deu números finais à partida aos 36 minutos, quando fez o terceiro de cabeça. O 3 a 0 ficou de bom tamanho para o Timão, que agora encontra-se em situação confortável no Grupo 5, e para a torcida, que viu grande atuação no primeiro tempo e ganhou esperança de ver a equipe chegar longe na busca pelo bicampeonato.

Torcida do Corinthians faz mosaico lembrando o bi do Mundial (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

São José e Imperatriz empatam sem gols no Nhozinho Santos

 

 
Foto: Arte: Mauricio Araya / Imirante
SÃO LUÍS – Na abertura da rodada dupla no estádio Nhozinho Santos, nesta quinta-feira (14), o São José empatou em 0 a 0 contra o Imperatriz, em confronto válido pela oitava rodada do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Foi a primeira partida do Estadual 2013 que terminou sem gols.

Este foi o quinto empate e o quinto ponto conquistado pelo Peixe-Pedra em sete jogos disputados, sendo que a equipe balneária é a única que ainda não venceu no Estadual. Já o Imperatriz, já classificado para as semifinais do turno, soma agora 13 pontos e permanece na terceira colocação.

Na última rodada do primeiro turno, que será realizada neste domingo (17), o São José viaja até Barra do Corda para enfrentar o Cordino. Já o Imperatriz voltará a jogar em casa, no estádio Frei Epifânio, contra o Bacabal.
 
Gustavo Arruda / Imirante

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos