quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vereador Nego da Edna cobra reativação de Centro Cirúrgico



Prefeitura deverá reativar Centro Cirúrgico do Hospital Municipal

               Na ultima terça-feira (28), o vereador Nego da Edna (PHS), teve duas solicitações aprovadas: a reativação do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de João Lisboa, e colocação de luminárias no bairro Norte Sul.

             O vereador pediu ao Presidente desta Casa de Leis, que encaminhe a presente Indicação ao Senhor Prefeito Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde,

      Nego da Edna, destacou que a solicitação acima, se faz necessária em virtude da grande importância de um Centro Cirúrgico em pleno funcionamento. Por falta deste benefício, muitos pacientes precisam ser encaminhados para cidades vizinhas, a fim de realizar, muitas vezes, procedimentos cirúrgicos simples.
“Importante lembrar que, a situação atual em que se encontra o Hospital Municipal não contempla a população em suas necessidades básicas de saúde, devido à falta de estrutura. Muitas gestantes, por exemplo, têm seus filhos em outras cidades, impossibilitando às crianças nascidas de terem naturalidade Joãolisboense”.

Iluminação publica

                   O vereador teve aprovada a solicitação para colocação de luminárias na Rua H, bairro Norte Sul, divisa com loteamento Doca Alves. A solicitação foi encaminhado ao Poder Executivo e para o Setor de Iluminação Pública,


           O pedido acima é de suma importância, pois a iluminação pública é fator preponderante na manutenção da segurança pública da comunidade que reclama da escuridão. “A referida rua se encontra às escuras, não dispondo de iluminação pública, problema este que vem colocando em risco as pessoas que passam diuturnamente por aquela localidade”.

(Da Assessoria)

Deputada Valéria Macedo luta por benefícios na área da saúde para Senador La Rocque

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) deu entrada em duas indicações importantes na Assembleia Legislativa para o município de Senador La Roque. A parlamentar sul-maranhense solicita à governadora Roseana Sarney para construir e equipar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no povoado Boca da Mata e ainda uma ambulância para o povoado Cumaru, localidades importantes daquele município.

Segundo informa a deputada em sua indicação, o povoado Cumaru é um dos maiores do município de Senador La Rocque, com uma população estimada em 2.500 habitantes, aproximadamente. Porém, em função da grande distância (09 km da sede do município), bem como do isolamento por falta de boas estradas e comunicação, enfrenta problemas sociais graves, entre eles os relativos à saúde.
“A falta de uma ambulância específica para transportar enfermos do povoado respectivo para tratamento de saúde e de urgência médica até a sede do município constitui-se também um grave problema para os moradores daquela localidade, aumentando muito os riscos de óbitos, já que o povoado possui uma Unidade Básica de Saúde que funciona muito precariamente, com raríssimas visitas de médicos. Desta forma, para pelo menos minimizar o sofrimento dos enfermos e seus familiares, é de suma importância a aquisição de uma ambulância para viabilizar o oferecimento de um atendimento de saúde digno àquela população”, argumenta Valéria.
Quanto à construção da UBS no Povoado Boca da Mata, Valéria Justifica a necessidade de que sejam concedidos atendimentos ambulatoriais satisfatórios para a população daquela localidade, haja vista que em função da distância (07 Km da sede do município) e da falta de transporte regular para deslocar as pessoas para tratamento de saúde até a cidade, bem como para receber assistência médica de atenção básica, é crescente a demanda por assistência de saúde da população ali residente.
“Assim como o Cumaru, o povoado Boca da Mata é um dos maiores do município, portanto é de extrema necessidade a construção de uma Unidade Básica de Saúde com equipamento médico hospitalar e gabinete odontológico para que sejam oferecidos atendimentos médicos e multiprofissional a contento aos moradores, não só do povoado Boca da Mata mas, também, de outros povoados circunvizinhos, como Sumaúma, Beija-Flor, Traíras e Lagoa Seca”, disse Valéria, afirmando que espera que a governadora seja sensível a essas indicações, para o bem estar do povo larroquino.


Vereador Roni solicitou operação tapa-buracos no Centro dos Carlos e Bom Lugar






Na manhã de ontem (28), em seu pronunciamento da Tribuna da Câmara de Vereadores. Roni Marcelino, solicitou  em forma de requerimento verbal. Que a prefeitura municipal realize através da secretaria de infraestrutura uma operação tapa-buracos nos povoados do Centro dos Carlos e Bom Lugar. – Gostaria que a prefeitura realiza-se o tapa-buracos nestes povoados, para ajudar no trafego e mobilidade nas ruas centrais destas localidades.
O vereador destacou que esta ação será muito importante. Da mesma forma que aconteceu nas ruas da sede. “Hoje após a operação tapa-buracos realizada nas principais vias do centro da cidade. Já notamos a grande diferença ao transitarmos de carro ou andarmos pelas ruas”.
O senhor Filipino (56), agradeceu a postura do vereador em solicitar benefícios para o interior. “Agradeço ao vereador por lembrar-se do nosso povoado. Esperamos que o prefeito possa realizar este beneficio tão esperado”.

(Da Assessoria)

PPS solicita informações sobre licenciamento ambiental da faculdade VALE DO AÇO.



Açailândia - Foi anunciado, a construção da faculdade DSC_0845"VALE DO AÇO", que esta sendo erguida no município de Açailândia-MA. A notícia foi dada pelo empresário responsável pelo empreendimento, Roberto Logrado, na presença da prefeita Gleide Santos e do deputado federal, Chiquim Escórcio (PMDB-MA). O Local onde esta sendo construída a faculdade, é as margens da BR 222, na lagoa do Joaquim nascente do riacho esperança riacho que forma o rio Gurupi por tanto uma área de ( APP ) Proteção Ambiental Permanente, a obra que foi inicialmente embargada pela fiscalização do meio ambiente já esta em estado avançado.lagoa do joaquim
O PPS Partido Popular Socialista protocolou na secretaria de meio ambiente uma solicitação de informação do processo de licenciamento ambiental que autorizou a construção do empreendimento em ária de preservação ambiental, o partido pretende apurar possíveis danos ambientais e omissões ou dolo no processo licitatório o que deverá ser alvo de uma ação civil publica contra o município e os empresários da faculdade.
parque das Águas

Antônio Pereira aciona Michel Temer para vitar demarcação de terras em Amarante

ANTONIO PEREIRA EM BRASILIA 1O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou nesta segunda-feira (20) que acaba de acionar o vice-presidente da República, Michel Temer, para tentar barrar a pretensão da Fundação Nacional do Índio (Funai) de ampliar, em mais de 200% – por meio da Portaria 1437, datada de 08 de outubro de 2010 – a Reserva Indígena Governador, dos atuais 41.643ha para 204.729ha. Hoje as reservas indígenas ocupam mais de 45% do município de Amarante. Com a desastrosa ampliação pretendida pela Funai, esta ocupação subiria de 140 para 204 mil hectares (75%).
O anúncio foi feito depois que o democrata participou de reunião com o vice-presidente em Brasília (DF), acompanhado do deputado federal Chiquinho Scórcio (PMDB). Antônio Pereira informou a Temer que a área de 163.086ha, pretendida pela Funai, atinge cerca de 20 mil pessoas de três mil famílias, 1.500  propriedades rurais, 11 assentamentos (seis do Incra e 5 do Banco da Terra) e mais de 75 povoados localidades da região da mata e do sertão de Amarante. Mas existem apenas 577 índios ocupando a área. 
O democrata informou ainda ao vice-presidente que os pecuaristas também reclamam que vão amargar sérios prejuízos, caso a Funai consiga ampliar a Reserva Governador. Dados fornecidos pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) revelam que hoje o rebanho bovino do município de Amarante é de 200 mil cabeças, e na reserva pretendida pela Funai são criadas 127.066 cabeças de gado.
Antônio Pereira mostrou a Temer que não justifica a ampliação da Reserva pretendida pela Funai. Segundo o deputado, o município de Amarante já possui 54% de sua extensão, o equivalente a 408.000ha, ocupadas pelas reservas indígenas Araribóia (338.000ha), Governador (41.6432ha) e Reserva Krikati (28.947ha). ”Os lavradores e produtores rurais possuem direitos legais adquiridos, porque estão na área há mais de 10 anos”, lembrou.
Depois da reunião, Antônio Pereira entregou estudos da Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários Rurais de Amarante, que apresentam a situação das ocupações no  Maranhão. Segundo ele, Michel Temer ficou impressionado com a dimensão do problema, e comprometeu-se a buscar mais esclarecimentos junto aos órgãos do Governo Federal, para evitar sérios problemas e até um provável conflito entre brancos e índios. 
LUTA ANTIGA E CPI DA FUNAI 
A luta de Antônio Pereira para evitar a demarcação de terras indígenas é antiga. Em setembro de 2011, o parlamentar se reuniu, em Brasília (DF), com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, acompanhado dos ex-prefeitos Marconi Gomes (Amarante), Sansão (Sítio Novo) e representantes da  Comissão de Produtores Rurais de Amarante e Sítio Novo. A reunião foi agendada pelo então presidente do Senado, senador José Sarney. 
A demarcação das terras indígenas no Maranhão atinge os municípios de Amarante, Fernando Falcão, Sítio Novo e Grajaú, onde milhares de pessoas correm o risco de terem suas terras demarcadas e tomadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).  A Fundação quer ampliar de 140 mil hectares para 204 mil hectares a Reserva Indígena Governador, localizada no município de Amarante, acerca de 835km de São Luís, na região Oeste do Maranhão.
Por outro lado, a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) do Congresso Nacional protocolou na quarta (15), com 210 assinaturas, a CPI da Funai, que deve apurar irregularidades na demarcação de terras indígenas feitas pela Fundação Nacional do Índio no país. A Comissão também deve investigar a atuação das Ongs, de algumas empresas do ramo imobiliário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na demarcação.

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos