segunda-feira, 3 de junho de 2013

Acusados pela morte de Décio Sá começam a ser interrogados hoje

 

Os 12 envolvidos no processo devem ser ouvidos durante esta semana.
Gláucio Alencar e José Miranda abrem depoimentos nesta segunda (3).

As audiências do processo sobre a morte do jornalista Décio Sá foram retomadas na manhã desta segunda-feira (3), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. O empresário Gláucio Alencar e seu pai, José Miranda, apontados como possíveis mandantes, devem ser interrogados durante o dia de hoje.
Esta é a terceira semana da fase de instrução do processo. Ao todo, já foram ouvidas 37 pessoas, 26 arroladas como testemunhas de acusação e 11 de defesa. Agora, os 12 acusados no processo vão ser interrogados pelo promotor do Tribunal do Júri de São Luís, Luís Carlos Corrêa Duarte, e pelos 14 advogados de defesa que participam do caso.
Além de Gláucio Alencar e José Miranda, devem depor esta semana o assassino confesso de Décio Sá, Jhonathan Silva; Marcos Bruno, acusado de pilotar a motocicleta que deu fuga ao assassino; José Raimundo Charles, o Júnior Bolinha, acusado de contratar Jhonathan; Fábio Aurélio Lago, o Bochecha, acusado de fornecer estadia ao assassino em uma casa no Parque dos Nobres; Fábio Aurélio Silva, o Fábio Capita, militar acusado de fornecer a arma do crime; Elker Veloso, o Diego, acusado de ajudar a articular o crime; e Alcides da Silva e Joel Medeiros, policiais civis acusados de auxiliar a quadrilha. O acusado Shirliano de Oliveira, o Balão, que também teria ajudado na logística do crime, está foragido. Já o advogado Ronaldo Ribeiro teve o processo desmembrado após determinação do juiz Márcio Castro Brandão.
Décio Sá acompanha sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão (Foto: Arquivo/Jornal O Estado)
Décio Sá em sessão na Assembleia Legislativa do
Maranhão (Foto: Arquivo/Jornal O Estado)
Fase de instrução
Até sexta-feira (7), somente os acusados devem ser ouvidos. A primeira semana de audiências ocorreu entre os dias 6 e 10 de maio e foi reservada às testemunhas de acusação. Já na segunda semana, entre 13 e 17 de maio, foi a vez das testemunhas de defesa do processo. Terminada a fase de instrução, o MP-MA terá que apresentar alegações finais sobre cada um dos acusados. Feito isto, o juiz vai determinar se eles vão a júri popular ou não.

Entenda
Décio Sá foi atingido por cinco tiros quando estava em um bar na Av. Litorânea, em São Luís, por volta das 23h do dia 23 de abril do ano passado. O jornalista, que trabalhava na editoria de política do jornal O Estado do
Maranhão e era responsável pelo Blog do Décio, morreu na hora.
De acordo com a polícia, Décio foi morto porque teria publicado em seu blog informações sobre o assassinato do empresário Fábio Brasil, envolvido em uma trama de pistolagem com os integrantes de uma quadrilha supostamente encabeçada por Glaucio Alencar e José Miranda, suspeitos também de praticar agiotagem junto a mais de 40 prefeituras no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Jornal Gameleira Comunicação. Tecnologia do Blogger.

    Destaque da semana

    Arquivos